segunda-feira, novembro 05, 2012

Eleições para presidente 2012 - Obama vs Romney






Estou super feliz de votar para presidente pela primeira vez !
As eleições para presidente  aqui são um pouco diferente das do Brasil.Não votamos diretamente para presidente. Usamos um colegio eleitoral. Esse grupo de pessoas (o numero depende de cada estado)e' que vota no presidente.E' como se elegessemos um grupo de pessoas para votar por nos, no nosso candidato.Esse grupo de pessoas foi eleito pelos habitantes de seu estado em eleções passadas.Por isso e' tão importante votar no candidato para o colegio eleitoral. Ele votara por voce. E e' por isso que alguns estados são mais importantes que outros em termos de campanha eleitoral. Os estados que contem o maior numero de delegados são disputados a unhas e dentes. Esses estados darão vantagem para o candidato. 
Encontrei um texto(abaixo) que explica em mais detalhes.







Em quem vou votar ? tenho orgulho de dizer que votarei no candidato que tem experiencia governando. Seu estado e' numero um no pais em educação,saude e economia.Ele e' contra o aborto(com algumas ecessões como estupro e risco de morte da mulher gravida), contra o casamento de pessoas do mesmo sexo(ele não tem nada contra a união civil), entende muito de negocios (e  por isso nos tirara dessa divida - a maior divida da historia dos US), apoia Esrael e acredita que o povo,não o presidente, deve ter poder absoluto. Enfim, o canditado preferido dos cristões,sejam eles catolicos ou protestantes por compartilhar da mesma filosofia moral e etica - Mitt Romney. 

Como nas eleições de 2008, os dois candidatos encontram-se lado a lado - os dois com 47% de votos, de acordo com as pesquisas.Sera um evento emocionante em todos os sentidos.




GO MITT !!!!



Eleições Americanas
Por  Fernando Rebouças


Nos EUA não é o voto direto do eleitor que decide a eleição norte-americana, mas um Colégio Eleitoral de 538 delegados indicados e eleitos por cada estado, com exceção de Maine e Nebraska, estados onde a divisão é feita por distritos eleitorais. De modo geral, o candidato à presidência precisa receber os votos dos delegados.

No Colégio Eleitoral, entre as 51 unidades federativas dos EUA, cada uma possui um número de cadeiras (delegados) que escolhem o presidente. O estado da Califórnia, por exemplo, possui 55. Cada delegado representante é livre para votar no candidato em que escolher, mas na prática votam no candidato escolhido pelo voto popular.
Em caso de empate no Colégio Eleitoral, a Câmara escolhe o presidente por voto de cédula representando um por estado, caso a Câmara não resolva, a decisão é repassada para o Senado. O número de delegados num estado corresponde ao número de senadores e deputados que o mesmo estado representa no Congresso.
As normas eletivas do cargo de presidente dos EUA é estabelecida na cláusula 3ª, seção 1 do artigo II da Constituição americana. A eleição presidencial sempre ocorre na terça-feira posterior ao primeiro domingo de novembro. O presidente assume no dia 20 de janeiro do ano seguinte.







2 comentários:

Claudia de Paula disse...

Os delegados votam(geralmente) de acordo com a maioria dos votos do seu estado. Digo geralmente porque eles tem a opção de votar contra a maioria do seu estado. Mas isso nunca acontece,pois se votarem contrario a maioria,com certeza não serão eleitos na proxima eleição.
Porque elegemos presidentes dessa maneira ? Quando os fundadores desse pais escreveram as leis (contituições) acharam que a maneira mais correta de eleger um presidente deveria ser atraves de tres poderes:
Congresso,estadual e popular(povo). Assim os tres votam.

Claudia de Paula disse...

Obrigada !

E' um prazer compartilhar da cultura Americana.

Tenha uma otima semana !