sexta-feira, dezembro 03, 2010

Tradicoes Judaicas

Tenho muitos amigos Judeus e recentemente descobri antecedentes de origem Israelense(adicionando aos de origem Portuguesa,Holandesa, Francesa,Africana e Indio Brasileiro,entre outros).Quando vejo as tradicoes,cultura e musica,acho muito bonito e fico imaginado Jesus participando de todos estas festas e comemoracoes.
Sendo de origem Judaica ou nao,quando se mora nos EUA,nao se pode fugir desta cultura e das festividades relacionadas a ela. Agora mesmo,esta semana (comecou ontem) comemora-se o Hannukah,tambem chamado de festival de luzes.
 Nao sabemos a data do nascimento de Cristo,mas sabemos com exatidao as datas das festas Hebraicas.
E' fascinate pra mim pensar que nesta semana,a mais de 2010 anos atras,Jesus estava comemorando o Hannukah.
O Hannukah e' a comemoracao de um milagre. No ano 165 B.C depois de ganharem a guerra contra os Sirios, os soldados Judeus retomaram a posse do seu templo e comemorando a vitoria, acenderam o castical do templo. Havia  pouco oleo,o suficiente para a penas um dia. O espanto foi grande,entao quando a chama permaneceu acesa por oito dias.
Durante o Hannukah comemora-se tal milagre acendendo uma vela por dia,durante oito dias num castical chamado "Menorah" feito especialmente para esta ocasiao.Tambem troca-se presentes ao escurecer de cada dia, num total de oito presentes, um para cada dia do milagre.

Outra tradicao e' jogar o Dreidel,uma peca parecida e usada como um piao. Seus quatro lados contem letras hebraicas significando: "tudo comecou la'(em Israel esta escrito:"tudo comecou aqui").
O Deidral era a parte de cima do Torah,a biblia sagrada Israelense.  A leitura do Torah  era  proibida a mando do rei da Siria. Quando alguem sentia a aproximacao dos soldados inimigos o Torah era rapidamente escondido e o Dedral removido de cima do Torah e usado como uma peca de jogo,um tipo de dado.Apostava-se com moedas de ouro em qual letra o Deidral iria parar. O inimigo nao imaginava que momentos antes a leitura do Torah tinha sido feita,contra as ordens do rei.
Hoje em dia familias de origem judaicas brincam com um Deidral apostando moedas de chocolate.

Durante aquele tempo um prato tipico era o latkes. Uma especie de panqueca,ou bolinhos feito com legumes ou frutas, ovos, farinha de trigo e queijo e frito no oleo ou azeite.
Com a introducao da batata no seculo XVI, os latkes se tranformaram num prato delicioso,uma especie de panqueca de batata, frita em bastante oleo,crocante por fora e macia por dentro. As Latkes sao servidas acompanhadas de pure de maca e creme azedo.
Apesar de serem tradicionais durante o Hannukah, hoje em dia Latkes sao saboreadas em qualquer ocasiao em qualquer mesa de jantar deste pais.

Que tal comecar o natal um pouco antes fazendo latkes esta semana?Comemore os milagre que Deus faz nas nossas vidas todos os dias.Comemore o  maior milagre de todos : a vinda daquele que um dia tambem celebrou o festival das luzes.


Latkes de batata:



Ingredientes:


1 Kg de batatas descascadas e raladas
1/2 cebola picada
1/2 colher de sal
1 ovo batido
oleo para fritar

Modo de Preparo :


Em uma tigela misture as batatas,cebola,sal,e ovo. Coloque bastante oleo numa frigideira funda ou maquina de fritar e aqueca bem. Com cuidado despeje os Latkes em colheradas,virando quando dourado.Retire da frigideira e deixe escorrer em forma forrada com papel toalha.
Sirva ainda quente com creme azedo e pure de maca.

Nenhum comentário: