segunda-feira, julho 06, 2009

Receita basica de bolo de festa

 Me sinto realizada quando faço um bolo de festa.
A receita que aqui publico e' uma receita de bolo comum, a base de todos os bolos de festa que faço.Este e' um bolo tão fofinho e facil de fazer que não tem como errar.
Dai, voce pega esta receita basica e "Jazz it up" com glacês e enfeites variados e recheios  gostosos.
Se a ocasião e' formal, como um casamento ou noivado, uma maneira simples e elegante de confeitar o bolo e' usando flores naturais (foto).No caso, certifique-se que as flores sao orgânicas, pois agrotoxicos podem vazar no bolo e prejudicar a saude.Se isso não for possivel, lave as flores cuidadosamente com um removedor de agrotoxicos (que e' vendido para lavar vegetais- vende-se em qualquer supermercado).





Neste bolo de noivado usei 4 massas de bolo e tres camadas de pessego em caldas em fatias.Usei tres formas redondas de tamanhos diferentes. Para bolos com este com varios andares,e' necessario um suporte de plastico ou papelão entre os bolos (ou podera' desmoronar). Os suportes sao vendidos em lojas especializadas, ou voce pode fazer o seu, cortando rodelas de papelao ou cartolina. Para um acabamento facil e bonito,usei balinhas (tipo de coco) ao redor de cada camada do bolo.
O recheio e o glacê são o mesmo creme de cream cheese. Adicionei pedaços de pessego em conserva(favorito da futura noiva) ao recheio. O glacê de cream cheese e chantilli e' simples e delicioso. Tambem e' muito mais leve que manteiga, margarina ou gordura vegetal.Pode-se usar cream cheese "light",o que e' ate menos calorico. O glace/recheio de crem cheese foi algo que experimentei e fui aperfeicoando ao longo dos anos.




Para o recheio as vezes coloco morangos frescos ao inves depessegos em conserva
por cima do creme de cream cheese. Na verdade,pode-se usar qualquer tipo de compota ou frutas frescas.Depende do gosto de cada um.Usei o mesmo glace e recheio de cream cheese para o bolo do meu aniversario de 40 anos (foto acima). Foram quatro massas tambem,5 camadas de recheio de morango, mas apenas duas formas de tamanhos diferentes (nao queria que parecesse bolo de noiva).Queria algo bem alegre, então alem do glacê de cream cheese, coloquei "M&M's" e fitas coloridas no bolo todo. A plataforma do bolo foi feita pelo meu esposo. Nada mais e' que um pedaco de madeira retangular com quatro pes. Apenas mudo o enfeite com papel crepon (ou mesmo guardanapos, como no caso acima)de acordo com a ocasião. Coloquei docinhos ao redor do bolo.




Uma maneira simples de confeitar um bolo e' misturando acucar de confeiteiro(aquele bem
fininho,igual um po') com algumas colheres de leite. Bonito para um bolinho de aniversario em familia(veja foto acima). Tambem uso formas de formatos diferentes para variar.No caso deste bolo, fiz a camada de açucar bem ralinha e joguei um pouco do açucar de confeiteiro por cima.Usei apenas uma massa de bolo numa forma "bundt" e não fiz nenhum recheio.




A massa "foundant" que ja' se compra pronta(aquela que parece massinha de modelar e esta na "moda"), e' incrivel em questao de flexibilidade. O ceu e' o limite em termos de imaginação e criatividade. MAS, sinceramente, acho que o gosto deixa muito a desejar (não tem gosto de nada) mesmo se baunilha ou extrato de amendoas forem adicionados.Não gosto e uso raramente, como no caso do bolo pizza que fiz para o aniversario da minha filha (foto acima).
O "molho de tomate" e o "pepperoni" foram feitos de compota de morango. O pimentao verde e cogmelos na pizza(favoritos da minha filha) foram feitos com a massa foundant tambem. Usei tintura para alimentos verde (pimentao) e amarela (queijo da pizza).

Tenho varios outros bolos que vou postar no futuro, para que possam ver a variedade de opções que pode ser usada nessas receitas. Mas primeiro, vamos dar credito a quem merece:

-A receita da massa de bolo foi tirada ha muitos anos atras, do livro de receitas numero quatro da colleção
"Family circle illustraded library of cooking ".

-O glacê/recheio de cream cheese e' minha invenção.Use a vontade.


Abaixo, as receitas :

Bolo basico:

-2 xicaras(cha) de farinha de trigo
-2 1/2 colheres (cha) fermento
-1 tablete (1/2 xicara de cha) de manteiga
-1/2 colher (cha) de sal (omitir se a manteiga tiver sal)
- 2 ovos
-1/2 xicara(cha) de acucar
-3/4 xicara (cha) de leite
- 1 colher(cha) de extrato de baunilha

Misture todos os ingredientes ( a ordem nao faz diferenca) e leve ao forno medio ate dourar.



Glacê/recheio de cream cheese:

-1 xicara (cha)de cream cheese
-2 xicaras (cha)de creme chantilli
-1 xicara(cha) de acucar

Bata tudo ate misturarem bem. Da' pra confeitar um bolo com uma camada de recheio.

Para usar como recheio para bolo:


Faca dois bolos












Coloque uma camada de glace de cream cheese sobre um bolo.










Coloque frutas em fatias finas (ou compota) por cima do glace.










Cubra com o outro de bolo.









Confeite o bolo todo com o glace da maneira que desejar,como glace comum.


Este bolo da bandeira dos EUA, fiz para a festa de independencia - 4 de Julho. Foi feito as pressas,mas nao ficou muito mal.
Usei morangos e blueberries.

Tenho certeza que esta receita vai ficar na sua coleção como uma das suas favoitas.

Enjoy !



14 comentários:

Fla disse...

Poxa Clau, ficou lindo o bolo.
Adorei as dicas.
Beijos
Fla

AmandaGonçalves disse...

Clau, quando eu casar vc jura que vem pra cá fazer o meu bolinho?!

Claudia de Paula disse...

-Fla, sei que voce e' boleira tambem e vai inventar mil maneiras de fazer esse bolo...

-Amandinha, a minha agenta ta lotada, mas como voce e' muito minha amiga, vou abrir uma vaguinha pra voce rsrs Me diz o dia e hora e estarei la rsrs

Bjs, meninas !

Unknown disse...

Olá Claudia!
vc é genial!
Amei esse seu geito de confeitar os bolos!
Não sou boleira, porém, sempre faço os bolos dos aniversários de meus queridos netos...
Sempre pesquisando e pegando as dicas de vcs boleiras...
Nos próximos tentarei usar seu recheio/cobertura de cream cheese.
Obrigada por sua humildade em nos passar suas receitas.
Que Deus a abençoe!
Grande Beijo!

Claudia de Paula disse...

Oi Marisa !
Quando falo"boleira" me refiro a quem gosta de fazer bolo...nao sou nem estou nem perto de ser uma proficional,mas gosto muito de fazer os bolos de aniversario e ocasiao especial para amigos e familia.
Tenho certeza que seus netos amam seus bolos(que devem ser lindos e deliciosos) e espero que tenha te ajudado a fazer algo diferente,para a alegria da sua familia. Depois me diz como a cobertura de cream cheese ficou,ta' ?

Bjs !

Cozinheira freelancer disse...

Oi Claudia gostaria de saber se ess massa pode ser montade em aro? Obrigada e parabéns pelo blog. Se quiser visitar o meu fique a vontade é: www.cozinheirafrrelance.blogspot.
com

Unknown disse...

olá Claudia!!!
axei ótima essa receita com o cream cheese,sou eu quem façoos bolos de aniversário do meu filhinho,é agora em junho,vou usar a sua receita...
obrigada
bjs

Claudia de Paula disse...

Legal,Priscila ! Tire bastante fotos e me diga como ficou,ta' ?

Bjs !

Zahreen Adira disse...

Oi Claudia!
To querendo muito encontrar uma receita de bolo que eu possa fazer exatamente isso que voce sugere VARIAR MUIIIITO!!! RSSS
To com uma duvida,aqui no Brasil um tablete de margarina tem 100g,meia xicara da mais que 50g,como devo fazer ?
Beijo!!

Claudia de Paula disse...

Oi Alesssandra !

Respondendo a sua pergunta: Um tablete e' mesmo o equivalente a 100gr e meia xicara(de cha' ou,um copo americano) um pouco mais de 50gr.A diferença e' pouquissima.Uma xicara e um tablete podem ser usados como a mesma medida.Eu sempre uso o tablete como medida,mas ja' usei a xicara(s)para medir e deu tudo certo.
No lado esquerdo da pagina do blog,(la em baixo) tem uma tabela de medidas tambem,caso precise.
Espero ter ajudado.

Bjs !

Fernanda Ferreira disse...

Oi Cláudiaa, sou eu de novo hehe.
Essa massa pode ser batida na batedeira ou só à mão mesmo?

Pergunto isso pq as vezes a margarina pode estar um pouco dura (gelada) então ela não dissolve muito fácil se for batida à mão.

Beeijos
:)

Claudia de Paula disse...

Oi Fernanda !

Eu uso batedeira,mas pode bater a mão.De qualquer maneira,eu deixo a manteiga alguns minutos fora da geladeira para amolecer um pouco antes de fazer o bolo.


Bjs !

Um copo de sonhos e um balde da realidade . disse...

olá dei uma passadinha aqui procurando uma massa de torta aniversario, vou fazer e espero que fique boa, pois sou meia "atrapalhada !com essas coisas e preciso fazer eu mesma uma torta para a festa das crianças aonde sou voluntária em um Abrigo,bjs e me deseje boa sorte,a festinha será dia 27/10/2012,se der certo eu postarei a foto ,bjs

Claudia de Paula disse...

Boa sorte ! Vai dar tudo certo,tenho certeza ! Parabens pelo trabalho voluntario !

Bjs !