domingo, janeiro 09, 2011

Bife Wellington

O meu esposo fez Bife Wellington para a ceia de natal. A unica maneira que tenho a descrever essa receita e' : D-I-V-I-N-A. Serio,tenho certeza que algo parecido sera' servido no banquete no ceu.Pra mim, o Bife Wellington fica no topo do topo das minhas receitas favoritas.
Fiquei tao obsecada com essa receita,que quiz saber de tudo sobre ela. 
Ha muita controversia sobre quem foi Wellington. Muitos acham que foi o Duque de Wellington que amava bife e cogumelos(base da receita),mas ninguem tem certeza. A receita com esse nome foi publicada pela primeira vez em 1966 em um livro de receitas. Foi  baseada numa receita francesa com o nome de filet de bœuf en croûte, um bife feito com  massa folhada e pate de cogmelos chamado duxelles..De qualquer maneira,seja quem for que inventou,gostaria de lhe dar um abraco de agradecimento !  E' uma receita muito usada aqui em ocasioes especiais. A receita que aqui publico e' a versao do meu   esposo, Gilmar(que geralmente nao anota nada. Foi um trabalhao anotar essa receita)Entao,agradecam `a ele.

Bife Wellington
(receita para 8 pessoas. Fizemos para 16 mas pode ser feita na quantidade que desejar )

Ingredientes:

-8 bifes filet mignon
-2 pacotes(ou o suficiente para enrolar os bifes)de massa folhada pronta
- 1/2 kg de cogumelos brancos,frescos limpos e picados
-1 cebola picada
-2 ovos batidos
-1 colher(sobremesa) de alho amassado
-sal `a gosto
-1 colher(sopa)manteiga
-8 colheres(sopa) de azeite


Maneira de preparo:

1-Faca o pate de cogmelos(duxelles):Derreta a manteiga numa panela e doure a cebola.Em seguida adicione o alho e doure rapidamente. Adicione sal a gosto e os cogumelos e cozinhe ate' a agua (que saira' do cogumelo) evaporar completamente.Quando isso acontecer,coloque tudo num liquidificador ou processador de alimentos,ate' ter a consistencia de pasta.Reserve.


2-Prepare os bifes : frite os bifes no azeite(duas colheres de azeite para cada bife)por  exatamente dois minutos de cada lado do bife.Reserve o caldo.Coloque os bifes na geladeira por duas horas. O bife terminara' de cozinhar e esfriara' na geladeira.Isso e' necessario para que fique de uma consistencia firme(mas nao cozido demais) para enrolar na massa.


3- Cubra cada bife (dos dois lados) com a pasta de cogumelos.Enrole cada bife na massa folhada.Pincele a massa com os ovos batidos. Com uma faca corte uma pequena abertura em cima da massa.Coloque em forma untada com manteiga ou em papel manteiga e asse por 20 minutos ou ate' dourar.





 
4-  Enquanto os bifes assam,faca o molho: Coloque o caldo do bife(uma xicara)numa panela. Adicione 1/2 xicara de agua,1 colher(sopa) de amido de milho e sal a gosto. Mexa ate' engrossar.Sirva com os bifes prontos.





Enjoy !

5 comentários:

Sandra Peres disse...

Já ouvi falar de um bife com o mesmo nome que além de cogumelos, leva patê de fígado, ainda não fiz nenhuma das versões.
Estou com água na boca, pq esse duque tinha muito bom gosto.
Quero experimentar.

Beijos

Claudia de Paula disse...

Deve ser a versao Francesa,Sandra.Esperimente fazer qualquer versao,sei que nao vai se arrepender !

Bjs !

Fla disse...

Clau, eu já vi essa receita na tv e desde então fiquei aguada de vontade de provar.
Vou anotar sua receita e fazer em breve!
Beijos

Blog da Chris disse...

Alta gastronomia!!! O Gilmar está arrasando!!! Parabéns!!

Bjs

Laiz disse...

Claudinha,
Amei! Vou colocar no meu blog "Dieta é para sempre"!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Talvez eu faça para o Dia dos Pais que aqui é no 2° domingo de agosto, este ano dia 14.
Bjks,
ooxx