quarta-feira, abril 07, 2010

Pasta de Amendoim(Peanut Butter)


Acho que nao passa uma semana sem que alguem aqui em casa coma um sanduiche de pasta de amendoim com geleia acompanhado de um copo de leite bem gelado. 
Estes saduiches sao uma comida basica na dieta americana,principalmente para as criancas. E' o  nosso " arroz com feijao", e o alimento mais comum nas lancheiras de escola.


A pasta de amendoim se encontra facilmente em qualquer supermercado aqui, e' barata e nutritiva e nao requer refrigeracao.E' otimo tambem como um "snack"(lanchinho).
Um dos meus "snacks" favoritos e' pasta de amendoim com fatias de maca que alem de super saudavel e' rapido de fazer.Experimente usar outras frutas tambem. Fica muito gostoso.

E' costume servi-la num ramo de aipo tambem.Se adicionar passas e' chamado de "formigas no galho" lanchinho que as criancas adoram.






Para tornar este alimento mais saudavel ainda, sem nenhum dos preservantes ou aditivos da pasta de amendoim que compramos no supermercado, que tal fazer a sua propia pasta de amendoim ? Tenho certeza que voce vai fazer deste classico americano,um "must" na sua cozinha.  E voce vai ate' rir da facilidade e rapidez que se faz a receita.



Pasta de Amendoim (Peanut butter)

ingredientes:

  • 2 1/2 xicaras de amendoim descascado,sem pele(aquela casquinha fininha) e torrado
  • 1 colher (cha) de sal
  • 1 1/2 colher (cha) de oleo de amendoim
  • 1 1/2 colher (cha) de mel ou acucar mascavo 
Modo de preparo:


-Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos ate ficar cremoso (de dois a trs minutos).
-Transfira para uma jarra de plastico ou vidro.Mantenha na geladeira por ate' 2 semanas.Depois de algum tempo o oleo da pasta vai ficar na superficie da jarra. Apenas mexa antes de servir.

obs:Para uma pasta crocante,bata os ingredientes menos tempo deixando pedacinhos de amendoim na pasta.


Sugestoes:


-Faca um sanduiche com geleia de uva (tradicional) ou de morango no pao de forma.Ou use frutas ao inves da geleia( o sanduiche de pasta de amendoim com banana era o favorito do Elvis Presley).


-Sirva  a manteiga de amendoim com maca em fatias,banana,  aipo ou sua fruta de preferencia.


Enjoy !




PS : Se você tiver dificuldade em encontrar oleo de amendoim,procure em cas de produtos naturais ou visite os seguintes sites :



http://portuguese.alibaba.com/products/peanut-oil.htm
lhttp://www.campestre.com.br/oleos_vegetais.shtml

17 comentários:

Paulinha disse...

eu amo pasta de amendoim, mas nunca experimentei com frutas ou geléia....deve ficar muito bom mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos

Fla disse...

Clauuuuuuuu, eu amo isso!
=D

Rosi disse...

Claudia, querida

Saudades de vc.
Já faz um tempão que não venho por aqui e vi que o layout é novinho e lindo! Adorei.

Aproveitei para olhar os demais posts e achei ótimas as fotos da páscoa. Dá pra sentir a alegria nelas.

Tomara que tudo esteja bem.

Bjs

♥ Naty ♥ disse...

Oi Claudinha tudo bem?
Viu passei para fazer uma visitinha e convidar você a fazer parte do meu novo blog, se chama: Mãe... Eu? Lá conto experiências, dou dicas, receitas e muito mais coisinhas do universo baby. Espero sua visita e divulgação!!!
http://natymae.blogspot.com/

Beijinhos e um lindo final de semana Naty

Claudia de Paula disse...

Entao, como eu falei,pasta de amendoim e' o nosso arroz com feijao rsrsrs uma delicia ! Experimente com frutas ou geleia,Paulinha. Voce vai gostar !
Naty, pode deixar que vou divulgar,ta' ?

Bjs, amigas !

Paulinha disse...

Eu sempre passo geléia em cima do requeijão....por exemplo..pego uma torrada ou pão de forma...passo requeijão..e por cima geleia de figo que eu amo!
Mas vou experimentar sim!!
Beijossss

Fátima disse...

Claudia, acabo de desembarcar , vim pelo seu comentário na minha doce amiga Fabiana.
Adorei sua receita, pois nem imaginava como era feita, e adoro.
Obrigada, vou virar freguesa.

Beijinho.

Meneses disse...

Ola, me chamo Wenderson, Ei vocE saberia me informar se há representantes da crown Product no Brasil- A empresa que vende o Peanut Butter ... por favor entrar em contato

Claudia de Paula disse...

Oi,Wenderson !

Infelizmente não sei...você tentar o numero da crown product.Outras empresas que vendem peanut butter aqui são a Jiff e a peter Pan.

Boa sorte !

Claudinha disse...

Olá Claudia, sou nova no seu Blog. Foi procurando receita de panqueca americana que o achei e gostei.
Fiz as panquecas e ficaram ótimas, daí me aventurei a fazer a pasta de amendoim , que adoro e por aqui é muito caro o pote importado, então achei que seria facil e fui fazer mas....deu errado! eu comecei a por mais oleo de milho (não achei o de amendoim) e mais mel e de repente, começou a virar uma farofa, separando o oleo do amendoim! Será que dá para recuperar quando acontece isso? POr favor , me responda! Abs

Claudia de Paula disse...

Oi,Claudinha !

Eu nunca usei outro oleo,entao,talvez seja esse o problema...
O que eu faria,no seu lugar,seria adicionar mais amendoim e deixar batendo no liquidificador ate alcancar a consistencia de pasta.Tem que bater bem no liquidificador.O amendoim,em si,tem bastante oleo, entao nao acho que seja necessario adicionar mais oleo.O mel e' so' pra adocar.

Boa sorte !

Anônimo disse...

Oi Claudia, tudo bem?
Sou apaixonado por pasta de amendoim, mas aqui no Brasil você sabe que não temos uma boa pasta e nem variedades do produto. Aí é claro, como é o país desse alimento maravilhoso deve ter muitas opções e a bons preços.
Muito boa essa receita, pois foi a melhor que já ví, pois a receitas que já peguei não eram tão boas assim.
Parabéns pelo blog e a receita já está aqui anotada. Pois é a verdadeira.
Fique com Deus
Abraços

Amauri disse...

Olá,
O problema é achar o óleo de amendoim, já procurei nos supermercados e não encontrei. Os funcionários nem sabem que existe esse óleo. Alguém da uma dica?

Claudia de Paula disse...

Oi Amauri !

Pesquisei e achei o oleo de amendoim nos seguintes sites:

http://www.campestre.com.br/oleos_vegetais.shtml

http://portuguese.alibaba.com/products/peanut-oil.html

Vou colocar no post tambem.

Unknown disse...

Huhuuhuhuuu!!!consegui Claudinha,em fim,minha pasta de amendoim está pronta e maravilhosamente gostosa!Estou experimentando cada hora com algo diferente pra descobri qual a combinação eu vou gostar mais....amuuuu..
bjnhos
ps:sabado vou tentar fazer taco no lugar da tao acostumada jantinha que meu marido não despensa...se ele gosta e sei que vai ,eu tô feita..rsss

Claudia de Paula disse...

Beleza,Gislene !
Adoraria ver fotos !

bjs !

Unknown disse...

Pode deixar comigo!!!vou tirar foto da minha pasta de amendoim, antes que acabe,porque ja tem pouco pois ja distribuí para toda familia um potinho e os amigos que passam la em casa ,ja vou logo oferecendo..rsrss
Aí ti mando as fotos no Domingo pois como vou fazer O TACO sabado a noite,mando as duas fotinhas juntas..Haa quando fiz a pasta de amendoim,quis deixar um pouco crocante,então triturei deixando uns pedacinhos maiores de amendoim e como aqui não achei oleo de amendoim,usei de canola.Ficou ótimo!
bjs e aguarde minhas fotinhas :)