sexta-feira, março 14, 2014

Torta de chocolate

Em homenagem ao dia do Pi (Na matemática\scriptstyle{\pi} é uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; É representado pela letra grega π. A letra grega π-lê-se: pi ) wikpedia.Tambem não entendi nada,apenas sei que as letras representantes da formula(pi) em ingles significa torta e meio que virou uma tradição fazer torta no dia da torta mesmo que a torta homenageada não seja a sobremesa famosa...enfim...vamos a receita da torta de chocolate-sugestão da leitora Karen que me pediu a receita.Aqui esta,Karen. Enjoy !

Chocolate Chiffon Pie recipe




Para a crosta :

180gr (cerca de 30 ) biscoitos wafer de chocolate
70gm ( 5 colheres de sopa .) De manteiga sem sal , derretida

Para o recheio :

1/4 xícara de licor de chocolate , como a Godiva ou Lejay - Lagoute
1 envelope (1 /4 oz ). Gelatina em pó sem sabor
113 gr (1/2 copo americano)chocolate amargo , picado finamente em um processador de alimentos
3 ovos grandes
1/2 xícara de açúcar granulado
3/4 xícara de leite integral
1/8 colher de chá. sal de mesa
1/2 xícara de creme de leite fresco, gelado
1 colher de chá. extrato de baunilha puro

Para a cobertura :

1 xícara de creme de leite  fresco, gelado
2 colheres de sopa . açúcar granulado
57gr  de chocolate amargo fatiado para efeitar(opcional)

Faça a crosta :

aquça o forno a 175C (350F)


Coloque os biscoitos em um processador de alimentos ou liquididivador até  moído bem fino . Com o processador em funcionamento, despeje a manteiga derretida através do tubo de alimentação até misturado. Transfira a mistura para uma fôrma de torta de vidro de 9 polegadas e pressione-o com firmeza para o fundo e os lados . Asse até que a crosta esteja firme no centro ( de 10 a 12 minutos). Transfira para uma superficie plana e deixe esfriar completamente.

Faça o recheio :

Encha uma panela de 3 litros com cerca de 1 centímetro de água e leve para ferver em fogo médio-baixo. Coloque o licor de chocolate em uma tigela pequena . Polvilhe a gelatina por cima e deixe descansar por pelo menos 5 minutos .

Enquanto isso, coloque o chocolate em uma tigela média . Separe os ovos , colocando as claras em outra tigela média e as gemas em uma tigela grande de metal.

Misture 1/4 de xícara de açúcar nas gemas até completamente homogenio. Em seguida adicione o leite e o sal. Coloque a tigela sobre a panela com água fervendo ( o fundo da tigela não deve tocar a água ) e cozinhe , mexendo sempre com uma colher de pau  ( O creme deve atingir pelo menos 71 C/160 ° F em um termômetro de leitura instantânea e não deve ultrapassar 82C/ 180 ° F. ) Retire do fogo .

Bata a mistura de gelatina no creme quente até que esteja completamente derretido. Despeje o creme sobre o chocolate e deixe descansar por 1 minuto. Bata até que o chocolate derreta, em seguida, adicione o a baunilha ao creme dde leite.

Prepare um banho de água gelada , preenchendo uma grande tigela de metal com alguns centímetros de gelo e água. Coloque a tigela de creme de chocolate no banho de água gelada e mexa constantemente até que a mistura esteja a ponto de fio( apenas espessa o suficiente para manter uma fita quando regados sobre si mesmo), cerca de 3 minutos . Retire imediatamente do banho de água gelada e reserve.

Bata as claras com a batedeira em velocidade média até formar montes( consistencia de suspiro mole) , de 2 a 3 minutos. Bata o restante 1/ 4 de xícara de açúcar, 1 colher de sopa .de cada vez. Continue a bater  até o ponto de suspiro , mais 1 a 2 minutos.

Delicadamente misture um terço das claras em neve no creme de chocolate. Adicione as claras restantes. Coloque a mistura na crosta de chocolate e leve à geladeira até ficar firme , pelo menos 4 horas .


Faça a cobertura:
Coloque o creme de leite e o açúcar em uma tigela média gelada e bata com a batedeira em velocidade média- alta até o ponto de chantilly ( cerca de 2 minutos). Coloque o chantilly sobre a torta .

Se quiser, decore a torta com raspas de chocolate. Sirva gelado .

Dicas
A torta pode ser feita  até 24 horas antes e refrigeirada .

Receita do site Fine cooking - http://www.finecooking.com/recipes/chocolate-chiffon-pie.aspx
 
  informação nutricional ( por porção) :
Calorias (kcal ) : 570 ; gordura (g): 44;  gordura saturada ( g ) : 25; Proteína ( g): 9; gordura monoinsaturada ( g ): 11; Carboidratos (g): 45; gordura poliinsaturada (g): 2; sódio ( mg): 260 , Colesterol (mg ): 155 ; Fibra (g): 5;

Nenhum comentário: