quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Frango Francês(que não e' francês) de Rochester

                                                                                                                                                                        
 Chicken French O Frango Francês(Chicken French) de Rochester e' uma receita exclusiva dessa cidade no estado de Nova Iorque. A receita veio com os imigrantes italianos e começou com uma receita parecida, tipica italiana que ao inves de frango, usava vitela.Por ser uma carne muito cara,assim como alguns dos ingredientes originais serem dificeis de encontrar nos EUA, um chef de Rochester (não se sabe ao certo quem) modificou a receita e começou a oferecer esse prato em seu restaurante. Desde então virou um grande sucesso e agora o frango françês de Rochester virou estrela nos cardapios de quase todo restaurante Rochestariano,assim como tambem em muitos restaurantes italianos em todo pais.Por que e' chamado de frango francês se a receita e' italiana ? porque a receita original,italiana,feita com vitela foi adaptada de um prato francês chamado vitello francese ou "vitela `a francesa".
O que gosto nessa receita e' que apesar de ser simples,e' tambem sofisticada, e e' claro: deliciosa.O molho feito com vinho e limão da um toque todo especial e o frango e' o mais macio que ja comi na minha vida. Tambem gosto por não levar queijo(tenho intolerancia a lactose), como muitas receitas -imitações dessa, levam.Definitivamente fica na minha lista das minhas receitas favoritas.
A receita abaixo,foto e o video são do site "Food Wishes",feito pelo Chef John,nativo de Rochester e filho de imigrantes italianos.Um expert nessa receita. Ja fiz em casa(quer dizer,o meu marido fez,eu testei) e saiu perfeito,igualzinho dos restaurantes.Assista ao video para o passo a passo com o chef John.

Frango Francês de Rochester

Ingredientes:

1 1/2 lb(680 gr) peito de frango,sem osso e sem pele cortado em fatias bem finas
4 ovos batidos com 2 colheres(sopa) de leite(eu uso leite de arroz)
1 xicara(cha) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de sal
1 colher (de sopa) de pimenta preta(pode omitir)
2  colheres (de sopa) de azeite 
1 colher (de sopa) de manteiga ou margarina

Para o molho:

suco de 2 limões sicilianos
1/2 xicara (de cha) de vinho branco ou sherry
1 xicara de cha de caldo de vegetais/legumes (caldo natural não em cubinho)
4 colheres(de sopa) de manteigaou margarina gelada,cortada em cubinhos 
1 colher de sopa de salsinha
sal ( e pimenta se quizer) a gosto



Modo de Preparo:

-Corte o frango em fatias bem fininhas.Peça ao açougueiro para fatiar pra você ou use um socador pra socar as fatias bem fininhas.
-Misture a farinha de trigo com o  sal(e pimenta se quizer).Coloque as fatias de frango na farinha de trigo. OBS: nessa receita se passa o frango na farinha primeiro e depois nos ovos.Achei estranho,mas da certo,acredite.
- Bata os ovos com o leite e coloque o as fatias cobertas de farinha nos ovos.Reserve.
-Coloque o azeite e manteiga(ou margarina) numa frigideira.Frite o frango que estava reservado nos ovos por aproximadamente 2 minutos de cada lado em fogo medio.Tire da frigideira e reserve.(Sera cozido novamente no molho)
-Coloque o suco de limão,vinho branco(ou sherry) na frigideira.Adicione o caldo de legumes.Cozinhe ate' evoporar a metade.Quando evaporar a metade,coloque a manteiga(ou margarina) e abaixe o fogo.Por ultimo adicione a salsinha e sal a gosto.
-Adicione o frango frito por uns dois minutos.

Rende de 4 a 6 porções.

Assista ao video para ver em detalhes o preparo dessa receita.Enjoy !




3 comentários:

Roseli Gomes disse...

Boa Tarde Claúdia!!

Adorei seu site, vou segui-la e indiquei a receita de panqueca, que será postada na terça...

Bjins

FLYRoBrasileira
www.flyrobrasileira.blogspot.com

Camila Loiola disse...

Oi querida!! Como faço ou onde compro esse caldo natural de legumes?

Claudia de Paula disse...

Oi Camila !

Esse caldo se faz como o caldo de frango, ou carne, so' que sem frango ou cane..
Faco um refogado de cebola, alho, aipo e cenoura, cortados bem pequenininhos e sal a gosto. Adiciono agua fervendo e deixo ferver por uns dez minutos, ou ate todos os ingredientes disolverem, E pronto !

Bjs !

Claudia