terça-feira, fevereiro 21, 2012

Pão do Rei (king cake)

Como hoje e' terça-feira gorda ( Mardi Gras), aqui esta uma receita do pão do rei, a comida tipica do Mardi Gras. Na verdade a tradição deste pão doce vem bem antes do Mardi Gras (sim, la' vem historia)...Como esta historia e' muuuiiittoo longa,vou resumir muito bem resumida. Quem quiser mais detalhes, me procure. E' bom  conhecer a historia para poder conta-la `a familia enquanto saboreiam o pão...
Esse pão e' servido em muitos paises da Europa no dia dos reis- o decimo segundo dia apos o natal. Nos EUA e alguns paises Europeus esse pão e' servido durante a quaresma, ou durante o  Carnaval /Mardi Gras.

A tradição começou no ano 400 da era cristã, em Roma, quando Santo Augustinho tornou oficial a festa do decimo segundo dia.
A festa do decimo segundo dia refere-se a historia dos tres reis magos. Diz-se que foi neste dia(o decimo segundo dia depois do nascimento de Jesus) que visitaram o menino Jesus. Este dia, que Santo Augostinho tornou oficial, e' comemorado com danças e festas, e uma brincadeira onde se escolhe um rei, que por sua vez sera' o rei da festa. Este trara' prosperidade e saude a todos. Muitos paises cristaos, ate hoje, comemoram este dia na terca-feira de carnaval. Esta tradicao foi trazida `a New Orleans no ano de 1870. Damas e cavalheiros da alta sociedade, inspirados por bailes que frequentaram na Inglaterra, resolveram asssim comecar a tradicao nos Estados Unidos.

Uma brincadeira tipica de mardi gras, e' de colocar dentro da massa do pão de rei, um caroço de feijão, uma amendoa, ou uma de duas prendas: uma mini imagem do menino Jesus, feito de plastico ou uma moeda dourada de plastico (e' um plastico duro. Nao derrete no pao). Serve-se o pão fatiado. Quem achar a prenda na sua fatia de pão, tera sorte o resto do ano.

Ja' fiz este pão, e  não foi  dificil de fazer. Ficou muito bom.Não precisa nem ser carnaval pra faze-lo...
Fiz a massa na maquina de fazer pão.Depois que tirei da maquina coloquei uma ameixa seca dentro dele como prenda.Se quiser tentar fazer, aqui esta' a receita:



Pão de Rei


ingredientes:


1 envelope de fermento para pão

1/4 xicara (cha) de agua morna

2 colheres (sopa) leite morno

de 4 a 5 xicaras (cha) de farinha de trigo

3/4 xicara (cha) de açucar

4 ovos

1/4 colher (cha) de sal

2 tabletes(1 chicara de cha) de manteiga derretida

manteiga derretida para pincelar a massa


para confeitar :

glucose de milho ou

glace branco (feito com açucar de confeiteiro e algumas colheres de leite)

açucar cristal verde, amarelo e roxo


Modo de preparo:


Dissolva o fermento na agua morna.Reserve. Em uma tigela grande misture o leite, 1/2 xicara de farinha de trigo, manteiga, acucar, sal e ovos. Adicione o fermento dissolvido na agua e misture bem. Aos poucos, misture 2 1/2 copos de farinha de trigo. Coloque a massa em tigela untada com manteiga. Pincele manteiga derretida sobre a massa. Cubra com toalha humida e deixe descancar por tres horas, ou ate dobrar de tamanho.

Retire a massa da tigela e coloque sobre uma mesa. Adicione 1 copo de farinha de trigo ou mais, se precisar. Abra a massa e delicadamente forme uma tira grossa, como uma corda.

Junte as duas pontas da "corda" com algumas gotas de agua, formando um circulo. Coloque em forma untada com manteiga. Coloque a prenda ou amendoa dentro da massa.

Asse em forno brando por 35 a 45 min.

Quando pronto, espere esfriar e pincele com glucose de milho ou glace branco. Salpique o acucar cristal colorido por cima.


Espere ansiosa(o) pra ver quem e' sorteado.




Um comentário:

eu, Lila Cassini disse...

Tem uns 3 dias que to tentando comentar.. trava tudo... nao me pergunte porque... ok?
Bom... deixei dois selos pra vc no meu blog... um de cachorrinho e outro vem com uma brincadeira .
Passa lá... ok?
EU postei o seguinte... eu quero este Pão do REI!!!! beijosssss