domingo, março 25, 2012

O (in)sano mes de Março

"Cuidado com os ides de Março" (beware of the ides of March), se escuta pelas ruas das cidades Norte Americanas durante o mes de Março. Os "ides of March" (Idus Martiae em latin)  e', uma referencia ao  dia 15 dos meses  de Março, Maio Julho e Outubro e o dia 13 do restante dos meses de acordo com o caledario Romano.Todos  ocorrem durante uma lua cheia. Mas o aviso sinistro vem da historia do assasinato de Julius Cezar no dia 15 de Marco do ano 44 B.C  O emperador foi avisado por uma cartomante que tomasse cuidado com este dia e Julius Cezar nao a levou a serio. Ela estava certa e naquele dia Julius Cezar foi assasinado dentro do senado Romano.Este drama foi retratado na famosa obra de  William Shakespeare "Julius Cezar". Desde entao, este dia ficou marcado como um dia misterioso.




Mas, historia a parte,o mes de Março ( e o meio do mes principalmente) aqui tambem e' misterioso  pela sua imprevisibilidade do tempo. Pode ser tão frio quanto o mais terrivel inverno,ou pode ser cheio de tempestades e ventanias.Algumas vezes e' ensolarado e lindo como o começo de primavera deve ser.




 Por isso tambem nos perguntamos se sera um mes "leão ou carneiro". Ou seja,pode vir rugindo como um leão (tempestades) e acabar como um carneirinho(calmo,ensolarado) ou vise- versa.




O meado deste mes e' tambem quando passamos para o horario de verao e ansiosos esperamos a primavera.
E para os homens e' "March Madness" (loucura de Março), a copa americana de basquete.


Com a minha esperança que este mes seja bemmm sano e todinho como um carneirinho,mando a receita do "Shepperd's Pie" ( ou seja : torta /cassarola de pastor de ovelhas). 
Talves o nome seja torta camponesa  no Brasil ? Quem souber me avise por favor.Talvez tambem seja a origem do "escondidinho",receita brasileira feita com pure de batatas ou pure de aipim .Seja como for,este prato tipico da inglaterra, foi adaptado e adotado pelos americanos. Na Inglaterra usa-se carne de carneiro moida  e era prato tipico dos camponeses(por isso o nome), mas nos EUA se usa carne de boi.




 



E' um prato simples e  muito pratico,ja' que nao e' necessario nenhum acompanhamento.
No jeitinho brasileiro,leva muito mais tempero que o original e portanto (na minha opinião) e' muito mais gostoso.Tome a liberdade para adicionar o seu tempero favorito.


Então, aqui vai:


Torta Camponesa (Shepperd's  Pie)


 





Ingredientes


  • 1/2 kg de carne moida
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho socado
  • 3 colheres de oleo Canola
  • 2 xicaras de legumes variados picados (cenoura,ervilha,vagen,aipo)
  • 1 tablete de manteiga ou margarina
  • 1 kg de batata (umas tres bem grandes)
  • 1/2 xicara de caldo de carne natural ou agua
  • Temperos a  gosto (pimenta,cominho,etc..)






Modo de preparo:


Doure a  carne, cebola e alho no oleo canola. Adicione os legumes,mais temperos de sua preferencia e .caldo de carne ou agua. Tampe a panela e deixe cozinhar completamente.
Enquanto isso,cozinhe a batata. Faca um pure com a batata e a manteiga ou margarina.Reserve.
Coloque a mistura de carne e legumes em forma refrataria. Coloque o pure de batatas por cima.
Leve ao forno ate o pure dourar.


 



Dicas:


  • Usar recipientes individuais
 



  • Usar  carne de frango ou peru moido. 
  • Adicionar queijo cremoso.
  • Congelar em grandes quantidades.



Enjoy !



Um comentário:

Le disse...

Ora vejam...
A versão norteamericana para o nosso Escondidinho!!
Que legal!
Bj