sexta-feira, março 30, 2012

Como montar um bolo de noiva de varios andares

Para montar um bolo de varios andares e certificar-se que o bolo ficara seguro, e' preciso usar bases para sustentar o peso do bolo. Aqui nos EUA, usamos bases de plastico que podem ser compradas em qualquer loja de artesanato. Um exemplo dessas bases segue abaixo:


 Essa base redonda(vende-se retangular tambem)fica entre duas camadas de bolos.Vende-se em varios tamanhos,de acordo com os tamanhos das camadas de bolo.Repare nos pequenos circulos.Eles são usados para espetar varetas(de plastico ou madeira) que penetrarão o bolo.Assegurando assim um bolo grande,evitando que caia,ou mova.Usamos apenas em bolos muito grande.Em bolos de tamanho normal,não são necessarios.
E' recomendado usar um disco(base) para cada duais ou tres camadas(bolos com recheio).



Esse e' o outro lado da base.Esses pezinhos ficam enfiados no bolo.



Os pezinhos da base tambem servem para encaixar pilastras que enfeitam alguns bolos de noiva.



Aqui esta outra maneira de usar pilastras e bases de bolo. Esse exemplo pode ser usado na base,no meio,ou no topo do bolo.


Aqui esta outro exemplo.Note que o brimeiro disco,o da base do bolo,e' maior que os outros.O glacê cobre todas as bases de plastico e os bolos.
Em baixo da primeira e maior base, tambem coloca-se um babado de tecido ou papel que cobre a base.
Entre os pilastres costuma-se colocar um figurino de porcelana,(um cisne,por exemplo),ou flores naturais.
No bolo do topo, que e' o menor geralmente coloca-se o figurino tradicional dos noivos.Pode-se tambem usar enfeites variados.Depende do gosto de cada um.


Seja la qual for o numero de camadas do seu bolo,a melhor maneira de transporta-lo e' deixando para montar as camadas no local que o bolo sera' servido. Faça  e confeite os bolos em suas bases e leve separadamente.Não esqueça de levar uma quantidade extra de glacê,para confeitar em cima dos discos de plastico e em caso de acidente.Fazendo assim, e' muito mais facil e não tem o risco do bolo desmoronar ao caminho da festa.
Depois que os noivos cortam o primeiro pedaço do bolo, no bolo do topo,geralmente se separa as camadas do bolo novamente (como fo feito para montar) para fatia-lo com mais facilidade e servi-lo aos convidados.

Para a receita basica do bolo de festa veja este post :
http://claudiaskingdom.blogspot.com/2009/07/receita-basica-de-bolo-de-festa.html

2 comentários:

Andreia Medina disse...

Estou pretendendo fazer um bolo de apenas dois andares e Comprei aquelas gravinhas tipo um Palito de plastico q encaixa nessa as bases As to em duvida SE Devi colocar a q o bolo e pequeno porem a massa dele e pesada

Claudia de Paula disse...

Oi Andreia!

Eu colocaria.Se o bolo é pesado ele pode desabar, mesmo sendo pequeno. Melhor colocar sem precisar do que precisar e não colocar!

Boa sorte !