domingo, janeiro 23, 2011

Frrrriiiiiioooo !

Pessoas, vou repetir esse post respondendo pedidos de curiosos rsrs A situacao aqui hoje e' a mesma desse inverno ano passado.Alias,nada mudou, a nao ser a minha filhota que cresceu muito esse ano...entao aqui vai  !

A previsao do tempo para hoje e' de muito frio. Gente, tem que entender que aqui, quando falam muito frio, pode se preparar que la fora estara mais frio que seu freezer... A temperatura agora e' de 17 abaixo de zero, com previsao de chegar aos 20 graus negativos...



A minha rua vista da janela do quarto 



Amanha vai ficar mais frio ainda...ai !




Entao, eu e minha filha, estavamos certas que as aulas seriam canceladas devido ao frio. Quando o frio chega ao extremo fica perigoso para as criancas que vao a pe para a escola. Podem sofrer"frost bite", o que traduzido e " mordida de gelo" - e o que acontece quando o vento muito frio bate na pele e queima. Pode ser muito serio, como queimaduras feitas pelo fogo.


O telhado da casa da vizinha e a minha rua vista da janela





Pois e', hoje ao levantar, depois que olhei pela janela, a primeira coisa que fiz foi ligar a TV para verificar quais escolas cancelariam as aulas. Nenhuma cancelou. Ai foi a correria pra encher a Deia de roupas..




Ela esta usando: 3 blusas, um casaco bem grosso, 2 calcas, duas meias e por cima de tudo isso uma calca e dois casacos impermeaveis(para neve), um cachecol, touca e duas luvas (uma de croche e a outra impermeavel) mais as botas de neve.




Avisei ao meu esposo antes de sairem pela porta: "fique pertinho dela, porque se ela cair, nao levanta mais ha, ha. " Isso tudo so para caminhar da porta de casa para o carro ( uns 7 metros) e do carro para a porta da escola ( uns 20 metros).


Dentro de casa e da escola voce pode ficar ate de bermudas, de tao quente que e'. Entao a coitadinha vai ter que tirar toda essa roupa na escola e depois colocar tudo de volta na saida....



Uma tia minha, sendo carioca e morando no Rio a vida toda me perguntou como e' dentro de casa - como a mantem aquecida com tanto frio la fora ...



Entao vou explicar: Sabe como se tem ar-condicionado no carro e ar-condicionado central em certas casas e reparticoes ? pois e', aqui alem do ar condicionado tem aquecedor no carro e aquecedor central nas casas. Todas as casas e edificios, sejam publicos ou particulares tem aquecedor central, localizado no porao. Estas maquinas sao colocadas nas casas desde a sua construcao, porque sao necessidade.


Aqui esta' a foto do nosso aquecedor:




E uma maquina que mede uns 1.80m. de altura por 1 metro de largura. O motor e' movido a eletricidade e gas encanado ou oleo. O nosso funciona a gas encanado( nos movidos a oleo um caminhao vai e abastece uma ou duas vezes por inverno). Esta maquina tem varios canos. Os canos comums, extraem o ar frio da casa e jogam para fora. os canos de metal, que sao bem largos saem do aquecedor e passam por dentro das paredes da casa toda carregando e distribuindo ar quente (como um ventilador), terminando em varios comodos da casa(sala, quarto, banheiro etc) . O ar quente entao sai por aberturas(chamadas vent) feitas no chao, ou na parede. Tem um ou dois "vents" em cada comodo, dependendo do tamanho do local. Aqui esta a foto dos tubos de ar quente...

E aqui esta a foto do "vent" da minha sala (no chao) e da minha sala de jantar (na parede).


As vezes usamos o vent do chao da sala para secar luvas e botas molhadas...





Controlamos a temperatura pelo termostato, um monitor eletronico. E so digitar a temperatura que voce quer, e se a temperatura da casa estiver abaixo (ou acima tambem se tiver o ar-condicionado central em conjunto com o aquecedor) o termostato ajusta, ligando ou desligando o aquecedor automaticamente. Aqui esta a foto do nosso termostato com a temperatura de 64 F o que da menos de 20 C ( se deixar a casa muito quente gasta uma fortuna de gas e eletricidade. Entao mandamos a turma se agasalhar).



E isso, tia. Minha licao de casa de hoje, ha, ha. Agora vou fazer uma sopinha porque e so isso que se faz em dias como hoje.

3 comentários:

Le disse...

Amigaaaa! 17º abaixo de zeroooooo?! Minha Nossinhora do Pão doce! Eu morria! E hoje, aqui em SP, excepcionalmente está fazendo...32º, mas positivos. Não é normal. Está abafado demais. Não dá prá fazer nada sem se cansar. Terrível. Eu já sabia desse sistema de aquecimento nas casas, semelhante à Europa. Na Itália, meu Marcus pegou um calorão enorme no sul, mas precisou dos aquecedores em Milão.
E a sua fofa ficou literalmente fofa, embrulhadinha prá presente. Lindinha. Gostei do seu post. Bjs

Unknown disse...

ENQUANTO ISSO , AQUI NO BRASIL É CALOR, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE 50 GRAUS. MAS PREFIRO O CALOR. ESPERO QUE VCS POSSAM FICAR BEM COM TANTO FRIO. AQUI TEMOS NOTÍCIAS QUE O INVERNO DAÍ , É UM DOS PIORES DOS ÚLTIMOS ANOS. ESPERO QUE NÃO FALTE LUZ E SE FALTAR QUE VCS TENHAM GERADORES. NO BRASIL QUANDO FALTA LUZ, COM ESSE CALOR É MUITO RUIM. POIS PRECISAMOS DELA , TANTO PARA OS VENTILADORES E AR CONDICIONADO , COMO PARA OS AQUECEDORES DAÍ. ENTÃO É ISSO . NUM CALOR D+ E NO OUTRO FRIO D+. O IMPORTANTE É ESTARMOS BEM , EM QUALQUER TEMPERATURA. ABRAÇO À TODOS.

Claudia de Paula disse...

A diferença e' que aqui estamos preparados para o frio.Casas comercio e empresas,todos tem aquecedor central.Carros e ponto de onibus tambem.No Brasil eu sentia muito frio no inverno de 14C.Aqui eu sinto calor dentro de casa e no shoping enquanto la fora esta 20C negativos. Quando a falta de luz...praticamente não existe.Nos quase trinta anos que moro aqui faltou uz umas 4 vezes,mesmo assim,por so alguns minutos.Isso acontece quando tem ventos fortes e arvore caem no fio.Mas e muito raro. Prefiro o frio confortavel daqui.... e no verão praticamente todos tem ar condicionado,o que deveria ser obrigatorio em todas as casa no Brasil...
Obrigada por comentar.tenha uma otima semana !