sábado, fevereiro 01, 2014

Dia da Marmota -Groundhog Day




Punxsutawney Phil -assim chamado pelo nome da cidade onde mora- Punxsutawney, no estado da Pensylvania, e' o bichinho (chamdo de groundhog -marmota no Brasil), que todo dia dois de fevereiro, faz a previsão do tempo.Ele "dira' " se teremos mais seis semanas de inverno ou so mais duas.
A tradição do Groundhog Day começou oficialmente no ano de 1887, trazida por imigrantes da Irlanda. Diz a lenda que depois da hibernação, Phil sai da sua toca e se o dia estiver ensolarado, assim mostrando a sua sombra, teremos seis semanas de inverno. Caso contrario - dia nublado, sem sombras, apenas mais duas semanas nos restarão de inverno.



De acordo com os coordenadores do evento, Phil esta sempre correto nas suas previsões. Tambem juram ser o mesmo groundhog todos esses anos. Diz-se que bebe um elixir magico todo verão, o que o torna imortal. Em cada dia dois de Fevereiro o presidente do evento segura Phil e escuta a previsão que o bichinho susurra em seu ouvido. O presidente e' o unico que fala o idioma do groundhog e o traduz para o povo ansioso.


Lendas `a parte, as festividades do dia atraem milhares de pessoas, que antes, durante e depois da previsão, comemoram -seja qual for o resultado- com comidas e bebidas tipicas da cidade, uma mistura de comida tipica da Irlanda e da região da Pensilvania,US.O evento e' televisionado e o resultado da previsão e' informado em noticionarios de TV,radio e internete.


Agora e' so' aguardar para saber se o nosso inverno sera' longo ou curto...


PS: O filme "Ground Hog Day", com o ator Bill Murray conta a historia de um metereologista fazendo a cobertura do evento. So que ele revive o mesmo dia,todos os dias. Um dos meus filmes favoritos,por sinal.





2 comentários:

Le disse...

Adoro essas lendas, essas tadições. Fazem a vida mais alegre, não acha? Bjs

Ô Dona Clô disse...

Nossa flor interessante, gosto dessas coisas Adoro.
gostei bastante de seu blog estou te seguindo flor.
bejos