domingo, maio 17, 2009

Necessidade ou Conveniencia ?

Esta semana foi...como posso dizer ? interessante...

Ha quatro dias atras, no meio de uma montanha de roupas a serem lavadas e secas, a nossa secadora de roupas quebrou. No dia seguinte o microondas tambem.

No dia seguinte aquele, o nosso bairro inteiro ficou sem eletricidade por uma hora (devido a ventos fortes derrubarem um fio de alta tencao).

Isso tudo me fez pensar nas coisas que temos e como fazemos sem elas. Aparelhos eletro-domesticos sao otimos, mas quais sao necessarios e o quais sao apenas convenientes ?


A secadora quebrada, o marido (que agente brinca dizendo que sabe fazer tudo) concertou. Depois de uma rapida examinada descobriu que a cinta arrebentou ( eu nem sabia que tinha cinta na secadora). Comprou uma nova cinta (baratinha) e depois de horas desmontando e montando a maquina, o problema foi resolvido. Gracas a Deus, porque aqui, sem secadora, nao da. Tem chuvido muito e, a nao ser que seja no meio do verao, nao faz calor suficiente pra secar roupas no varal.
Entao, cheguei a conclusao: onde estou, secadora de roupas e' uma necessidade.


O microondas nao foi assim tao facil. Tava tudo funcionando direitinho: o relogio estava certo, a luz acendia, o prato girava, o exaustor funcionava (e' daqueles microondas que fica em cima do fogao, "puxando" a fumaca), as luzinhas, apitos, sininhos enfim, tudinho funcionava...so nao esquentava nada. Depois dele desmontar tudo, chegou a conclusao que era o motor, e isso, nao da pra concertar (ou pelo menos, nao dava pra ELE consertar). E levar pra consertar o motor sai mais caro que comprar um microondas novo. Resumindo:Estamos sem microondas por tres dias... Ai, que horror !

Nunca notei o quanto usamos o microondas e nem como e' pratico e conveniente. Levei meia hora esquentando o equivalente a um prato de comida no forno. No microondas levaria um minuto. Agora, ate comprar um micro novo, tento cozinhar menos, pra nao ter sobras (o que pra mim, e' quase que impossivel. Estou acostumada a cozinhar para um batalhao de pessoas).
O microondas nao e' necessario em nenhuma cozinha, mas que faz a nossa vida mais facil, ah, isso faz !

Quanto a eletricidade...Ai, por onde comeco ?

Ao chegar na casa escura, acendemos velas, que estao sempre prontas (sao velas usadas apenas quando quero fazer um ambiente chique num jantar) porque as lanternas, e' claro, estao todas sumidas e mesmo que achase-mos, tenho certeza, estariam sem pilhas).

Descubrimos a falta de algumas coisas que sao realmente necessarias, como a geladeira. E' claro, precisamos manter certos alimentos em temperatura baixa, mas, imagine a minha surpresa ao descobrir que a agua (que fica no compartmento embutido na porta) nao sai da geladeira se a geladeira nao funcionar. E eu (pode me chamar de fresca, mas por motivos de saude mesmo) nao bebo agua que nao seja filtrada. Como nao sabia quanto tempo ficariamos sem eletricidade (e sem agua pra beber), ja estava pensando em ferver agua e tentando bolar um plano para faze-la esfriar o suficiente para bebe-la (visoes de alguem correndo pelo quintal com uma panela de agua fervendo na mao, me passaram pela cabeca), quando a eletricidade voltou. Que alivio ! E' claro que, a loira aqui (de tanta agua oxigenada no cerebro, acho que estou me tornando em uma verdadeira "loira", no sentido popular), poderia ter ido ao supermercado e comprado agua mineiral, mas na hora, entrei em panico.


Descobri tambem, que sem eletricidade, os telefones sem fio nao funcionam. Mas como todo mundo hoje em dia tem telefone celular, isso nao e' problema (a nao ser que seja alguem igual aos meus filhos que vivem esquecendo de recarregar a bateria do celular).



Engracado, como agimos completamente disnorteados com a falta dos nossos confortos do dia a dia... nao consigo imaginar uma vida sem microondas, geladeira com dispensador de agua na porta, telefone celular, e a minha nova descoberta - maquina de fazer arroz !

Somos mimados, sim. Mas mais que isso, acho que somos abencoados de poder usufruir da tecnologia deste seculo.


Ainda esqueco que nao tenho microondas e vou a parede vazia colocar o prato para esquentar a comida... Mas pelo menos tenho, ao simples apertar de um botao, um arroz fresquinho ou a minha aguinha filtrada ali na porta da geladeira... Ah as vantagens do seculo 21 !



3 comentários:

Fla disse...

Clau, mas sabe que eu ainda acho que sem energia, apesar de díficil, a gente vive sem sim, agora, sem água... aí não dá.
Aqui em Sorocaba a adutora que abastece a cidade rompeu devido a chuvas muito fortes, e como o engenheiro que fez essa obra era um jegue, ele me colocou as adutoras em cima de um morro, que veio abaixo e rompeu a adutora. Consequência, a cidade por duas vezes, ficou sem água nenhuma durante uns 5 dias. Menina, como foi difícil... a gente pegava com garrafa pet água da chuva que vinha das calhas, para colocar em baldes, para jogar nos banheiros. Água da caixa era pra tomar banho. Olha, foi horrível.
Agora dos eletrodomésticos, não viveria sem geladeira, fogão e máquina de lavar roupa...rs.
Bjks
Fla

Claudia de Paula disse...

Ai, Fla,realmente, sem agua na da mesmo !
Lembro que muitas vezes morando no Rio, tinhamos falta da'gua. E da-lhe carregar agua de balde pra tomar banho, beber, cozinhar...era horrivel mesmo !
Eletrodomesticos acho que nao da pra ficar sem : geladeira, fogao, maquina de lavar e maquina de secar. As outras que nao sao tao necessarias, mas pra mim, sao MUITO ruin ficar sem sao: Microndas, maquina de lavar pratos e liquidificador. A maquina de fazer arroz e'tambem tao boa..

Anna disse...

Eu já fiz varías vezes isto, a energia é tudo mesmo né!
Beijos