terça-feira, junho 09, 2009

Licoes de uma jardineira aprendiz


Gosto muito de cuidar de plantas. Mesmo quando morava em um apartamento, tinha as minhas plantinhas no jarro. Conversava com elas sempre, alias, ainda o faco. Meus vizinhos ja me conhecem e nem estranham ao escutar atraves da cerca, os meus comentarios feitos as vezes em portugues, as vezes em ingles, as vezes uma mistura dos dois idiomas.

-"Oh, tadinha, ta com sede ne ? Toma uma aguinha.."

-"Hi cutie ! You've got a new blossom !"

-"Ah, que rascal este esquilo ! Broke the galho da minha petunia ! - Get out of here, safado !"
Nem finjo saber tudo de jardinagem. Sei que serei uma eterna aprendiz (assim tambem como que da vida). Mas algumas licoes aprendi, e ponho sempre em pratica, no jardim e no mundo do lado de fora dele.


Licao #1


E' preciso ter o equipamento certo. Um chapeu pra se proteger do sol, um par de luvas pra evitar germes, espinhos e irritacoes na pele. Uma pa, para melhor plantar, um regador, ou mangueira para molhar as plantas...nada disso e' indispensavel ou essencial, mas facilita o trabalho e evita problemas. Quanto mais equipado, melhor preparado estara.



Licao #2

E' vital que haja agua. As plantas vivem disso.Parece obvio, mas agente as vezes esquece. Sem agua nao ha solo perfeito ou raios de sol que devolvam a vida de uma planta seca. Pelo contrario. Ambos serao seu inimigo e a planta morrera, seca e sem esperanca de resurreicao. Sim, agua demais tambem mata.Mas leva tempo e pode-se resolver o problema antes que seja fatal. Mas a planta sem agua, nao tem jeito: morre.



Licao #3


Corte as folhas e flores mortas. A planta fica "pesada" carregando estas coisas inuteis. Nao cresce nem desenvolve direito. No comeco eu tinha pena. Lembrava das flores lindas que um dia adornavam a planta. Me segurava a elas, mesmo depois de secas. Me lembrava de como foram, e me esquecia em que se transformaram.
Para ter uma planta saudavel e com muitas flores no futuro, nao tenha pena : retire as folhas e flores secas.



Licao #4

Arranque as ervas daninhas pela raiz. Se retirar apenas as folhas, se remover apenas a superficie, elas voltarao com ainda mais forca e sufocarao a sua planta.
Lugar de mato e' fora do jardim. Controlado e' ate bonito e um gramado no seu lugar e devidamente cortado e cuidado, tem o seu valor. Mas nao dentro do jardim.Nao e' facil, mas vale a pena : arrenque o mal pela raiz.




Licao #5


Por mais cuidadosos que formos, pestes vao aparecer. Seja nas folhas, nas flores ou nos frutos, insetos irao invadir a sua horta (ou jardim, ou pomar). O segredo e' estar preparado. E o ataque e' a melhor defesa.
Nesta guerra, o ataque deve ser feito naturalmente. Escolha a sua arma com sabedoria.
Um simples jato de agua fria pode ser a solucao. Ou para os insetos mais medonhos, uma mistura de agua e sabao (natural, tipo de coco) dara cabo das pestes. Se usar uma arma muito forte, como um inseticida, voce fara mal a si mesmo e a outros ao seu redor. O veneno, sera ingerido por voce, mais cedo ou mais tarde. O remedio mais simples e' geralmente o mais eficaz.



Licao #6

Seu jardim precisa se alimentar. Nutrientes precisam ser adicionados a suas plantas frequentemente. Num solo ruin, cresce uma planta fraca, desnutrida.
Num solo cheio de nutrientes, uma planta saudavel, forte,resistente a doencas, ervas daninhas e insetos.A condicao do solo, faz a planta.




Licao #7

Nao espere que um lindo jardim brote de um dia pro outro. E' preciso muito planejamento, muitas horas de trabalho duro e constante cuidado e atencao. E' necessario ter muita paciencia.

E' preciso senso de humor, de rir dos propios erros e se divertir no jardim.
Mas acima de tudo, e' preciso muito amor.

No final, quando colher suas flores e frutos, voce vai ver : tudo valeu a pena.

2 comentários:

Fla disse...

Clau adorei suas dicas. Pra mim todas muito úteis.
Como moro em apartamento por enquanto eu só tenho violetas, mas minha próxima aquisição será um vaso de orquídeas.
Mas mesmo assim, eu cuido direitinho delas.
Beijos
Fla

Claudia de Paula disse...

Fla,

as dicas podem ser usadas alem de literalmente-podem tambem podem ser simbolos. O jardim, a nossa vida, as flores, frutos, solo, agua, insetos etc..coisas que aparecem no nosso "jardim".