sexta-feira, setembro 11, 2009

Em homenagem a este dia triste e inesquecivel, publicarei novamente este artigo.

Este artigo foi publicado num jornal da Romenia, o“Evenimentulzilei”.O autor do texto,Cornel Nistorescu o publicou com o titulo: “ C’ntarea Americii” que significa “Saudacao a America”. O texto foi traduzido para o ingles e chegou as minhas maos atraves de uma amiga. Achei perfeito para a ocasiao e fiz a traducao em portugues.

Saudacao a America

Por que os americanos sao tao unidos ? Eles naoasemelham-se uns aos outros,nem mesmo se fossem pintados da mesma cor ! Eles falam idiomas diversos de todos os paises do mundo e formam uma extraordinaria mistura de civilisacoes e crencas religiosas.

No dia 11 de setembro a tragedia Americana transformou tres milhoes de pessoas em um gesto singelo : a mao sobre o coracao.

Ninguem correu pra acusar ou culpar o governo,as forcas armadas ou o servico secreto dizendo que sao um bando de fracassados. Ninguem correu para fechar sua conta no banco. Ninguem correu as ruas para olhar uns aos outros inultilmente.

Depois dos primeiros momentos de panico levantaram a bandeira sobre as ruinas esfumacadas e colocaram camisetas,bones e gravatas nas cores da bandeira.

Colocaram bandeiras nas casas,edificios, e carrros, como se um oficial do governo ocupasse cada casa,edificio ou carro. Em qualquer ocasiao cantaram “God bless America !” (Deus abencoe a America).

Eu assisti ao vivo na TV e depois novemente e novamente por horas a fio quando repetiram as cenas daquele dia. Assisti a istoria do homen que desceu as escadas cem andares com uma mulher numa cadeira de rodas, sem nunca te-la conhecido antes.Assisti a reportagem sobre o californiano jogador de hockey que deu sua vida lutando os terroristas no aviao, evitando que o aviao caisse onde os terroristas planejavam ,o que preveniu a morte de centenas ou ate milhares de pessoas .

Me pergunto, como este povo conseguiu se unir como uma so’ pessoa ?

Imperceptivamente,como uma nota de musica em uma cancao, a memoria de alguns tornou-se a historia de herois desta nova era.

Com cada telefonema, milhoes e milhoes de dolares foram doados pelo povo com o proposito de homenagear nao um homen ou uma mulher ou mesmo uma familia, mas ao espirito de uma nacao, o que nenhum dinheiro no mundo pode pagar.

O que neste mundo, me pergunto, pode unir os americanos de tal maneira ? Suas terras ? Seu poder economico ? Puro e simples dinheiro ?

Eu tentei por horas encontrar a resposta, cantando musicas e murmurando frasesamericanas com o risco de tornar-me banal. Pensei muito e cheguei a uma unica conclusao….

Apenas a liberdade pode fazer tal milagre.


Cornel Nistorescu

2 comentários:

Rosi disse...

Claudia, minha querida
Tomara que esteja tudo bem.

Como não se lembrar desse fatídico dia? Como esquecer aquelas notícias terríveis que nos assombrou por semanas? Como apagar tal tragédia? Realmente muito difícil. Cabe a nós orarmos para que Deus coloque tudo no seu devido lugar.

Ah, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.

Um ótimo final de semana.

Feito a Mão disse...

Cláudia, sabe por que eu gosto tanto do seu blog? Pelo modo como vc expõe um pouco de tudo sobre o seu dia-a-dia, seu mundo, que acaba sendo (como nesse caso) o mundo de todos nós...
Seu jeito simples, leve, direto, abjetivo e entusiasmado de falar sobre as coisas me encanta. Mesmo que me faça lembrar de coisas tristes como foi o dia 11/09/2001.
Mas com esse texto, vc conseguiu ver beleza naquela catástrofe.

Ah, e a receitinha do frango marsala aí embaixo será a refeição com que recepcionarei Mário, quando ele voltar da viagem a trabalho que está fazendo, no domingo. A aprência é fantástica e gostei de saber a origem da receita. Gosto disso.

Então, estarei sempre por aqui...

Cheiro!