sexta-feira, janeiro 15, 2010

Kit artesanato

Uma amiga estava comentando sobre como entreter o filho nas ferias.Mesmo no caso de quem nao tem filhos ou se os filhos ja sao crescidos, e' sempre bom ter algum tipo de diversão para criancas guardado em casa  para sobrinhos,filhos de amigos que voce esta tomando conta ou netos.
Por mais que se leve pra passear e  brincar, criancas ficam as vezes super entendiadas. Durante as ferias entao... colonia de ferias,cursinhos e acampamentos custam uma fortuna e nem toda crianca gosta.Nao so' nas ferias ha lugar para o tedio:Dias de chuva,feriados, fins de semana..vai sempre ter uma ocasiao de tedio total. Televisao,computador e video games tambem tem limites. Nao vamos deixar as criacas o dia inteiro grudadas numa telinha.  O que fazer para entereter a criancada ? Surge entao...tchan,tchan,tchan, tchan...
O Kit Artesanato ! 


Ha algum tempo eu fiz um "kit artesanato" para a minha filha Andrea. Comprei um Container de plastico ( com alca e tampa - desses que se encontra em qualquer lojinha barateira - como este ali  da foto)  e coloquei varios itens como : tesoura, cola,papel de artesanato,papel comum, canetinha,lapis de cera,durex,porpurina,feltro,penas coloridas,olhinhos de plastico,imas....tambem coloquei  coisas que sobraram de festas como: balao de festa, confeti,papel crepon,fitinhas,  papel seda etc..Ai adicionei items que se acham em casa, como: tubo de papel higienico, tubo de papel toalha, caixinhas de papelao, sacos de papel, potinhos ou latinhas vazias, fios de la, barbante, pedacinhos de tecido,botoes,algodao etc....


Quando a Andrea esta sem nada o que fazer, mando ela buscar o kit dela.A ideia do kit surgiu quando ela ainda era bem pequenininha. Conforme ela cresceu, adicionei materiais de acordo com a sua idade. 


Olha, este kite' um salva-vidas mental.Em dias de chuva,feriados escolares e ferias e' um "must".A Andrea fica horas fazendo projetos. Alguns meses atras ela  fez um robo com caixas de papelao,tubos de papel higienico e botoes. Cobriu tudo com papel metalico (destes que se usa na cozinha)Ficou lindo e ela se sentiu muito orgulhosa do projeto. Esta ai outra vantagem deste kit: a crianca vai usar a imaginacao para criar algo novo e sentira bem orgulhosa com o resultado. A auto estima vai la' em cima.


Baloes de aniversario podem se transformar em brinquedos variados,desde um "motor" para um carrinho,aviao,barco ou foguete de papelao a personagens variados. Para fazer um bonequinho com o balao,basta desenhar o rosto com canetinha. Adicione "cabelo de la,algodao,ou um chapeu ou toca.        


 O mesmo pode ser feito com sacos de papel para transforma-los em fantoches. E' so' usar o fundo do saco para fazer a carinha do personagem.Cole o cabelo (ou crina,ou juba) e colore o corpo. Para imprimir desenhos para colar no saco de papel visite este site:
http://abcteach.com/directory/fun_activities/crafts/paper_bag_puppets/ Esta escrito em ingles mas basta clicar nas links do lado esquerdo da pagina para imprimir os desenhos de animais.Ou  olhe aqui no site da Martha:http://www.marthastewart.com/article/paper-bag-pet- puppets para o passo a passo pra fazer fantoches de animais .




Este kit artesanato fez tanto sucesso com as coleguinhas da Andrea que vinham aqui  em casa brincar,que comecei a dar este kit como presente de aniversario. Nao so' as criancas adoraram mas as maes me agradeceram com lagrimas nos olhos (ha,ha,brincadeirinha. Nao chegou a tanto,mas foi quase). Veja bem as vantagens de dar este kit como presente:



E' um presente original e duradouro. 
A/o aniversariante nao correra o risco de receber dois iguais,
Nao vai sair de moda,
Nao vai custar uma fortuna
Nao vai enjoar depois de um segundo  e...
Nem vai quebrar e ter que trocar na loja.









Com este kit a crianca ficara' entretida por horas e - milagre dos milagres, nao vai nem pensar em TV ou video games.

8 comentários:

Paula Mello disse...

Olha só, Clau! Eu com três aqui dentro já tentei, mas o desastre foi total...Briga, sujeira e frustração...Acho que funciona para uma criança só ou então para aquelas "bem" educadas, coisa que os meus filhos definitivamente não são, ahahahaha!!!
Mas mesmo assim, a dica é boa. Acho que vou fazer uma para mim, isso sim!!

Uma semana iluminada!

Claudia de Paula disse...

Oi Paula !

Realmente faz uma bagunca danada. Eu geralmente forro uma toalha de plastico na mesa ou -melhor ainda,no chao.Mas briga,nunca teve nao. Minha sobrinha vem sempre aqui em casa e ela e' uma moleca levada,sabe ? E nem da pra perceber que tem crianca em casa de tao quietinhas que ficam. O mesmo com primos e coleguinhas meninos que passam por aqui.Agora,fazer um kit desses pra adultos nao e' ma' ideia nao...

Bom fimde pra voce tambem !

® disse...

Claudinha!
Eu amei, amei sua idéia!
Minha filha gosta dessas coisinhas...e passa horas se deixar enfeitando, colorindo...
Mas, nas férias tem que ficar mandando, dando idéias para ela...como vc disse fica um tédio dentro de casa...
Tenho tanta coisinha guardada, agora sei o destino! :D
Brigadinha por compartilhar essa salvação da lavoura..rs
Um bejim!
da Vinni

Fla disse...

Nossa que ideia mara Clau!
Sabe que é uma ideia até pra dar de lembrancinha em aniversário?! Super 10.
Beijos

Pitadasdilu disse...

Claudinha, muito legal essa idéia, acho maravilhoso quando eles começam a criar, inventar, é sem dúvida muito melhor que tv.
Bjos, Lú.

Anna disse...

Boas idéias, como sempre seu blog tem muitas coisas que gosto.
Beijos

Pitadasdilu disse...

Claudinha, dum mimo pra ti lá no meu outro blog: Espalhando Sementes.
Bjos, Lú.

Lidiane Vasconcelos disse...

Que ideia ótima, Claudia! Muito boa mesmo! Tenho mesmo visto relato de mães em pânico, precisando de ideias para distrair as crianças e a sua está show!! :)