sábado, maio 28, 2011

Memorial Day


        



General John A. Logan
Library of Congress, Prints & Photographs Division,
[LC-B8172- 6403 DLC (b&w film neg.)]
 Nos Estados Unidos,a ultima segunda-feira do mês de Maio, e' dedicada `a memoria daqueles que lutaram e daqueles que perderam a sua vida durante o serviço militar.

Chama-se Memorial Day-Dia da Lembrança

Esse feriado foi oficializado pela primeira vez na cidade de Waterloo,no estado de Nova Iorque pelo General Logan em 1866.
As primeiras cerimônias omenageavam os soldados que lutaram na guerra civil,mas com o tempo,incluiram todas as guerras em que os EUA participaram.















No Memorial Day,bandeiras são estiradas em casas e comercio. São colocadas no meio-do masto como sinal de luto.Pequenas bandeiras são colocadas nos tumulos de todos soldados e o toque funebro e' tocado em todo cemiterio.
 Desfiles são feitos na maioria dos bairros americanos onde veteranos de guerras passadas e presentes desfilam orgulhosamente em seus uniformes .São aplaudidos de pe'. 





                        










Vale lembrar que nos Estados Unidos o serviço militar não e' obrigatorio,mas sim voluntario.Qualquer pessoa de nacionalidade americana que tenha no minimo  18 anos e no maximo 32 anos(homens e mulheres) pode enlistar em um dos quatro serviços militar:exercito,marinha,aeronautica e fuzileiro naval.
Tenho varios amigos-homens e mulheres que são soldados e/ou veteranos. 
Conheço mães,esposas,filhos e filhas que estão neste momento lutando pela nossa liberdade ou esperando anxiosamente a volta de um parente querido. E' graças a eles e aqueles que se foram durante uma batalha que podemos usufruir dessa liberdade conquistada com tanto sacrificio.












A eles dedico o meu respeito,orgulho e gratidão.     

Deus te abençõe.

Nenhum comentário: