quinta-feira, abril 02, 2015

Ideias criativas para decorar ovos de Pascoa






Nos EUA,para pascoa não usamos ovos de chocolates como no Brasil.Quer dizer,usamos sim,mas não são ovos gigantescos como no Brasil.Os ovos de chocolate aqui são bem pquenos e solidos.Ovos cozidos são o centro da pascoa.
A tradição moderna dos ovos de pascoa postos por um coelho data dos anos 1600, mencionado num livro encontrado no sul da Alemanha. A tradição antiga,vem muito antes que isso e para quem quizer saber da historia  olhe neste post

A tradição aqui, nos EUA,começou nos anos 1700 na Pensilvania,trazido por imigrantes alemãs.O costume era de fazer pequenos ninhos um dia antes da pascoa e coloca-los na grama para que o coelhinho da Pascoa colocasse seus ovos la'. As crianças então procuravam no dia seguinte os ovos nos ninhos. Hoje em dia, ao inves de ninhos, criaças carregam cestas e vão procurar ovos postos na grama .


Mais do que ovos de chocolate, a tradição aqui e' decorar ovos cozidos. Colorimos com tintas para alimentos de diversas cores.E' facil de fazer,divertido para as criancas e fica muito bonito na mesa de Pascoa.







Faça assim:


Cozinhe os ovos.


Pingue algumas gotinhas de anilina da sua cor favorita num copo com agua morna com um pouquinho de vinagre (para que a cor fique no ovo) .- Use varios copos ou tijelas com cores dferentes para colorir os ovos ao mesmo tempo.


Coloque o ovo cozido dentro do copo por alguns segundos, ate ficar na cor que voce quizer.


Retire os ovos dos copos,e deixe secar.

Lembre-se de  usar apenas tinta para alimentos (anilina) e colocar os ovos prontos na geladeira ate a hora de servir.








Tem mil e uma variantes deste metodo.


- Voce pode riscar o ovo cozido com cera (uma vela) antes de tingir
.A parte com a cera vai ficar branca.


- Colar  fita adesiva em formatos de bixinhos ou flores antes de tingir,Esta parte ficara branca.Pode entao tingir o ovo novamente.



Outras maneiras de decorar ovos de pascoa:



1- Usar papel seda molhado. Coloque o papel cortado em quadrados e molhado, no ovo cozido ate a cor transferir.Tire  o papel e deixe secar.


2-Usar um pedaco de seda ou tecido parecido. Enrolar o ovo cru no tecido,amarrar e deixar ferver na agua com um pouco de  vinagre por 20 minutos..Tirar da agua depois de frio,desembrulhar e deixar secar.A cor do tecido ira tranferir pro ovo.


3-Usar pano de queijo (ou gaze).Proceder com as instrucoes de tingir o ovo 
no copo que mostrei a cima.


4-Usar uma folha de salsinha(ou outra folha) e um pedaco de meia de seda (tipo meia calca).Coloque a folha no ovo. Coloque o ovo dentro da meia e prosiga com as instrucoes de tingir o ovo no copo.


5- Colar porpurina- Lave antes antes de descascar o ovo para comer. 


6- Usar um pincel para pintar  a anelina.



Aqui as ideias, no video original(em ingles) :


http://today.msnbc.msn.com/id/26184891/vp/36053190#36053190

Esta sem imaginação ? então use um desses modelos abaixo :

















2 comentários:

Sandro Aparecido disse...

Minha avó, que era Iugosláva, cozinhava os ovos junto com cascas de cebola para eles ficarem coloridos (avermelhados). Depois escondia no jardim para que pela manhã fossemos procurar! Na Páscoa era tradição em casa!

Unknown disse...

Oi Claudia, meu marido,Isídio, pediu pra ti contar que na infância dele,os pais dele coloriam os ovos com ervas de chá e escondiam por todo quintal para que ele e seus irmãos procurassem. Ele adorou esse post,proporcionou ótimas recordações a ele e boas gargalhadas a mim...ouvi cada história...kkkkk