segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Carnaval e Mardi Gras


A historia do carnaval todos nos sabemos;  como começou na Europa na era medieval a festejar os prazeres da carne/corpo. Mas enquanto  o Carnaval  no Brasil evoluiu na festa que conhecemos hoje, a historia da origem do Mardi Gras(le-se Mardi Gra), o Carnaval americano, não e' muito conhecida. As palavras 'Mardi"e"Gras", são francesas e significam "terça-feira gorda".Amanhã sera ' Mardi Gras nos US.


Aqui o Mardi Gras -a versão americana do Carnaval, e' celebrado apenas em New Orleans, apesar de algumas cidades fazerem pequenas festividades.Orleans tem raizes francesas,por ser colonizada por imigrantes desse pais.Juntaram-se aos escravos africanos,trazendo assim a cultura e rituais da Africa.



Em 1699 o navegador frances Jean Baptiste Le Moyne de Bienville, ancorou seu navio perto de New Orleans e batisou a terra recem-encontrada de " Pointe du Mardi Gras". Mas foi apenas no ano de 1781, que o festival foi oficialmente comemorado, com carros alegoricos, rei momo e comidas tipicas.







O Pão dos reis e' uma das receitas tradicionais do Mardi Gras.Para a receita:
http://claudiaskingdom.blogspot.com/2009/02/pao-do-rei-king-cake.html
E' servido em todos os restaurantes em New orleans durante o Mardi Gras.







A festa do mardi Gras inclui o uso de mascaras nos bailes, mas não fantazias.
Uma outra tradição interessante e' a de colecionar colares de contas, nas cores roxo, verde e dourado,que são jogadados pelos participantes do desfile ao publico. Essa tradição começou nos anos 1800's. As pessoas assistem os carros alegoricos,que quando passam,jogando colares de contas  ao publico que assiste o desfile nas calçadas e nas sacadas dos famosos e antigos edificios.As cores do Mardi Gras e seu significado são: roxo (justica), verde(fe) e dourado(poder).


Essas cores e simbolos foram criadas pelo grupo Rex, um tipo de grupo de carnaval dos anos 1800's. Grupos como esses são tradição antiga e misteriosa. Ao contrario dos grupos de carnaval brasileiros, esses grupos são secretos. Ninguem sabe realmente quais são as suas funções. Seus membros são escolhidos individualmente e praticam rituals secretos.
Historia a parte, muitas pessoas acreditam que esses grupos provavelmente passam o Mardi Gras fazendo algum tipo de vudu , coisa que a cidade de Nova Orleans, tambem e' famosa.
  A origem do carnaval brasileiro parece ter sido bem mais feliz que a origem do Mardi Gras.O Carnaval brasileiro antigo, dos anos 20 ou 30, trazia com ele uma certa inocencia e alegria  que não se encontra mais,apesar da origem do Carnavel,em si,seja o festival da carne/corpo.
O Mardi Gras, parece ter suas origens na magia negra, unindo a festa pagã com rituais Africanos.
Apesar de nem chegar perto da  imoralidade e excessos do Carnaval brasileiro, o Mardi Gras ultimamente tambem tem seu lado excessivo e imoral.Sabe-se que tem sido costume ultimamente das mulheres retirarem a parte de cima da sua vestimenta,enquanto pulam e dançam comemorando a ocasião.Nada surpreendente, afinal, e' a festa da carne.

3 comentários:

Le disse...

Muito legal seu post; eu não conhecia muito sobre o Mardi Gras. E, sabe de uma? Meus pais são do tempo dos Corsos na Av. Paulista, nos anos 20.(Corso=espécie de desfile de automóveis conversíveis, enfeitados, com as pessoas fantasiadas, todas no mesmo tema. Um luxo só!) Jogavam muito confete, muita serpentina e o lança-perfume servia somente para os rapazes fazerem uma graça para as mocinhas. Bons tempos.

eu, Lila Cassini disse...

Eu também nao!??? aprendi!

Claudia de Paula disse...

Pois e' meninas.O Blog da Claudia tambem e' cultura ha, ha.