quarta-feira, maio 27, 2009

Amber Alert

O dia de shopping estava indo maravilhosamente bem. Estavamos eu, o meu esposo e meus dois filhos que na epoca tinham 6 e 2 anos(ainda nem sonhava ter a minha temporazinha).

Como costumavamos fazer, para ficar mais facil, eu tomava conta de um (geralmente o menor, que dava mais trabalho) e meu marido tomava conta do outro. Saimos da loja de video games (arcade) que era enorme. Eu sai primeiro, empurrando o carrinho com o nosso filho cacula e esperei na porta da loja o meu esposo e meu filho mais velho. Meu esposo saiu da loja mas meu filho nao... ele pensou que eu estava tomando conta dos dois. Entramos na loja novamente e procuramos o nosso filho, mas nao o achamos. Perguntamos a todos e ninguem o tinha visto.

So' uma mae(ou pai) que passou por um susto desses, sabe o pavor que e'. No meu caso (que sou conhecida como a pessoa mais calma do mundo) A ansiedade se torna fisica. Eu sinto no corpo. A ansia de vomito vem primeiro. Seguida ao mesmo tempo de tontura, colicas abdominais, tremor no corpo todo e suor frio.

Passaram-se uns 10 minutos (mas que para nos foram como que 10 horas) e andamos na direcao da porta da loja a procura de um policial ou seguranca do shopping. Ao sair da loja, nos deparamos com um seguranca de maos dadas ao o nosso filho. Meu Deus, que felicidade !

O nosso filho havia se perdido de nos, dentro da loja e fez a coisa certa, aquilo que o ensinamos, caso isso acontecesse - procurou um policial. Mas apesar de ter agido certo, o fato dele ter saido da loja e andado no shopping Center sozinho, o expos a estranhos. O fez, por alguns minutos vulneravel. O tempo suficiente para que um louco qualquer o pegasse para fins horriveis demais para sequer serem mencionados.







Isto aconteceu no ano 1992. Antes do projeto "Amber Alert" ter sido criado e adotado como lei nos EUA. Antes da menina Amber ter sido raptada e assasinada.

Se o nosso pequeno susto tivesse acontecido agora, as coisas teriam sido bem diferentes.

Assim que o meu filho, apavorado, tivesse sido visto andado sozinho pelo shopping, um dos logistas teriam acionado um alarme ao seguranca, que por sua vez mandaria um outro seguranca para ficar com o meu filho. Ao mesmo tempo, uma menssagem seria ouvida atraves do auto falante dando o nome, caracteristica fisica e uma descricao da roupa do meu filho. Se ao inves de ter saido da loja, meu filho tivesse (Deus nos livre de tal coisa) sido sequestrado, todas as portas de saida do shopping seriam trancadas automaticamente. A policia, ambulancia, bombeiros e uma equipe de policiais especializados em criancas desaparecidas se encaminharia ao local. Todos os funcionarios do shopping procurariam o meu filho em cada cantinho de cada loja, banheiro, areas de servico e cozinhas .Estacoes de TV, radio e internet teriam sido avisados imediatamente. Sua foto e caracteristica fisica teria sido transmitida nao so em todos os meios de comunicacao como que nas ruas, onde sinais iluminados teriam a descricao e outros dados do meu filho. Reparticoes de policia do pais inteiro e o FBI teriam tambem todos os seus dados, incluindo impressoes digitais.

Ja vi o Amber Alert em acao algumas vezes aqui. Em todos os casos que presenciei nao chegaram ao ponto de chegar as ruas, porque as criancas foram reunidas a seus pais depois de apenas alguns minutos- Gracas a Deus. Mas antes de serem encontradas, as portas das lojas foram trancadas, a informacao dada no autofalante e cada funcionario e cliente parou tudo que estava fazendo para procurar a crianca.

Infelizmente, com o mal solto no mundo ( a velha serpente), nao se pode fazer com que todo final seja feliz. Mas podemos reduzir por 80% a chance de que o mal venca ! Sim, temos que trazer a lei da Amber para paises que nao a tem.

Se voce mora no Brasil, participe da campanha para a criacao do Alerta Amber no Brasil. Voce pode ajudar na luta contra este mal. Voce pode salvar a vida de uma crianca.

Para mais informacoes clique nesta link para ver o video : Movimento pela Criação do Alerta Amber no Brasil

2 comentários:

Lidiane Vasconcelos disse...

Excelente post, Claudia. Muito bom mesmo!
Se eu já não tinha dúvidas sobre a necessidade de implantação de algo semelhante no Brasil, agora tenho conviccão. :)

Fla disse...

Clau, que legal teu post viu. Com certeza precisamos adotar isto no Brasil.

Eu me perdi no PlayCenter, aqui em São Paulo, com 3 anos de idade. Minha mãe até hoje não gosta de lembrar.

Bjs
Fla