terça-feira, maio 19, 2009

Dandélio



O Dandélio e' uma planta extraordinaria.

As flores, alem de belas atraem passaros, borboletas, abelhas e insetos, propagando assim o seu polen, providenciando materia-prima para o mel e alimentando aves, pequenos animais e insetos.




Das suas folhas se faz uma salada deliciosa e nutritiva e depois de secas um cha maravilhoso.





A primavera e' enfeitada com suas flores alegres. Campos sao cobertos com um tapete amarelo. Neste ceu verde, um universo de grama, e' coberto de estrelas radiantes, da cor do sol.





Antes de morrer, depois que as petalas caem, sao transformadas em brinquedo de crianca. As sementes, cor de prata e delicadamente cobertas por uma especie de algodao, sao sopradas ao vento onde propagarao o solo, formando as flores da proxima primavera.


No entanto o Dandélio e' muitas vezes marginalizado. E' considerado uma erva daninha, que invade os jardins e gramas e sufoca tudo ao seu redor. Milhares de dolares sao gastos anualmente na compra de agrotoxicos para matar o Dandélion.


Por que retirar algo tao lindo e util da natureza ? Por que nao damos valor ao que nos vem de graca, ao presente de Deus que nos e' ofertado ?
Precisamos abrir os olhos e ver os Dandélios da
nossa vida, aceita-los e nos alegrar com a sua presenca. Comemorar a sua existencia e ser feliz por isso.


Um comentário:

Fla disse...

Bonito post Clau...
Beijos
Fla