sábado, julho 11, 2009

Festa da Pizza

Ano passado, depois de semanas pensando e pesquisando eu e a minha filha conseguimos chegar a um acordo sobre o tema da sua festinha de aniversario: pizza. Devo adicionar aqui que depois da festinha os comentarios da minha filha e de seus amiguinhos foram " esta foi a melhor festinha que ja fui". Foi realmente divertida. O legal e' que e' um tema que serve para meninos ou meninas. A faixa etaria mais apropriada para este tipo de festa e' de 6 a 12 anos.



Antes da festa:


Pensei em fazer o convite eu mesma, mas como encontrei em uma promocao irresistivel,comprei o convite e o cartao de agradecimento. Uma graca.Mandei os convites duas semanas antes da festa, como e' o costume aqui.














Decoracao:




Tudo foi decorado com as cores da Italia -vermelho,verde e branco . Tudo, desde a toalha de mesa aos copos,pratos convite e cartao de agradecimento(os cartoes tinham formato de pizza)
tiveram as mesmas cores.Usei tiras de papel crepon e baloes nas cores verde, laranja e amarelo,pra ficar mais alegre. Fiz pequenos buques de baloes com a fita crepom e pendurei nas beiradas dos arcos das portas e das janelas. Tenho um candelabro na sala de jantar (onde coloquei o bolo) e enfeitei com o papel crepom tambem.
Se voce mora nos EUA, a minha loja de festas virtual favorita e' a Birthday in a Box, onde comprei o kit para esta festa que inclui todas as decoracoes, cartoes e algumas das prendas e docinhos.


Bolo Pizza:



O bolo eu fiz na aparencia de uma pizza. Fiz dois bolos redondos e recheiei com compota de
morango ( o sabor favorito da minha filha). Usei a massa de foundante e colori com duas gotinhas de colorante amarelo (separe dois pedacos pequenos do foundant para fazer os toppings da pizza). Cobri o bolo com essa massa amarelo-claro. Com uma faca, fiz marcas no bolo como se fosse dividido em fatias triangulares (como na pizza).
Com os pequenos pedacos da massa de foundant que separei, coloquei colorante verde em uma e e deixei a outra parte branca. Fiz formato de pimentao
com a massa verde (pode fazer azeitona ao invez de pimentao) e champion com a branca.Para o pepperoni (ou calabresa), usei morangos em conserva(do mesmo do recheio).Deixei escorrer um pouco do "molho de tomade" (calda da compota de morango) por cima da pizza.
Para a receita da massa do bolo, e um close-up do bolo pizza, clique aqui: Bolo



Festa:

Ao chegar na festa,cada crianca recebeu um chapeu de chef e um avental.
Cada convidado entao foi encaminhado a cozinha onde foram fazer sua propia pizza.
Comprei a massa de pizza ja pronta(mas voce pode fazer a sua),dividi em porcoes individuais e coloquei a disposicao das criancas em uma mesa com um rolo de massas. Ai as criancas se divertiram brincando de pizzaolo. Coloquei em pequenas tijelas, na mesa, queijos muzzarella e cheddar ralados, molho de tomate, pepperoni, cogumelos, pimentoes picadinhos e outros topings variados para que cada um pudesse colocar a quantidade desejada na sua pizza. Depois de prontas coloquei as pizzas no forno(tomando cuidado pra saber qual pizza pertencia a cada convidado.


Enquanto as pizzas estavam no forno as criancas brincaram um joguinho que inventamos: E' o jogo da cadeira musical, onde coloca-se cadeiras enquanto alguem controla o radio para parar a musica e as criancas sentarem nas cadeiras. So' que ao invez de cadeiras, usamos fatias de pizzas
feitas de cartolina (que eu e minha filha fizemos no dia anterior) e colocamos no chao. Cada crianca pisava em uma pizza. Quando a musica parava,retirava-mos uma pizza.Foi uma
animacao so. Abriu o apetite para a pizza.
Depois disso a pizza estava pronta. Todas as criancas saborearam sua pizza, com muito orgulho e gosto.
Em seguida, fizemos um artezanado onde as criancas criavam a sua propia pizza com adesivos e fizemos um caca-palavras (sobre item que vao em uma pizza, claro), de um kit de jogos que compramos.



Cantamos parabens(em ingles, sem bater palmas e em portugues com palmas e tcha,tcha,tcha) e cortamos o bolo. Abrimos os presentes e cada um foi para casa com uma caixinha cheia de docinhos de gelatina(em formato de pizza) e brinquedinhos (em forma de pizza tambem, e' claro). Ah, o chapeu de chef e avental tambem foram prendas.
Alguns dias depois da festa recebi comentarios de alguns pais me dizendo que seus filhos agora estavam sempre "querendo ajudar na cozinha" depois que receberam o chapeu de chef e avental. Isso pode ser bom ou ruin, dependendo da mae ou pai, he,he.


Sei que nao sera possivel para quem mora fora dos EUA, encontrar alguns items aqui mencionados. Mas vale a ideia. Faca voce mesmo o que estiver ao seu alcance e o que a creatividade mandar.

Tenha uma boa festa !

3 comentários:

Fla disse...

Clau, adoro suas dicas!
Bjs
Fla

AmandaGonçalves disse...

Clau!! Que idéia boa...

adorei.

Anna disse...

Muito legal está festa, anotei para fazer .
Deve ser muito legal morar por aí?
Tem tantas novidades em cozinha, pois vejo nos site.
Beijos