sexta-feira, julho 03, 2009

4 de Julho

Vou interromper a programacao deste blog por motivos de feriado nacional.Segunda-feira voltarei a publicar os textos dos bolos de festa.
Amanha, dia quatro de Julho, e’ o dia que comemoramos a independencia dos EUA.
Este sera um dia muito especial para a nossa familia,ja que a nossa matriarca, a minha mae, que comecou a nossa istoria nos EUA, e' agora uma cidada americana. Comemoraremos como todo americano: indo ao desfile de manha acenando bandeiras e vestidos das cores dela e depois comendo muito hamburger e hot dog, bebendo muita coca-cola e comendo apple pie. Depois assistir aos fogos de artificio que serao tingidos de vermelho,azul e branco.I love the USA

Pensei em homenagear esta data com este artigo publicado num jornal da Romenia, o “Evenimentulzilei”.

O autor do texto,Cornel Nistorescu o publicou com o titulo: “ C’ntarea Americii” que significa “Saudacao a America”. O texto foi traduzido para o ingles e chegou as minhas maos atraves de uma amiga. Achei perfeito para a ocasiao e fiz a traducao em portugues.

Aos meus queridos amigos,sejam voces americanos de nascenca,crenca, por escolha ou de coracao.

Feliz quatro de Julho!God Bless America,the land of the free!


Saudacao a America

Por que os americanos sao tao unidos ? Eles nao asemelham-se uns aos outros,nem mesmo se fossem pintados da mesma cor !Eles falam idiomas diversos de todos os paises do mundo e formam uma extraordinaria mistura de civilisacoes e crencas religiosas.

No dia 11 de setembro a tragedia Americana transformou tres milhoes de pessoas em um gesto singelo : a mao sobre o coracao.

Ninguem correu pra acusar ou culpar o governo,as forcas armadas ou o servico secreto dizendo que sao um bando de fracassados. Ninguem correu para fechar sua conta no banco. Ninguem correu as ruas para olhar uns aos outros inultilmente.

Depois dos primeiros momentos de panico levantaram a bandeira sobre as ruinas esfumacadas e colocaram camisetas,bones e gravatas nas cores da bandeira.

Colocaram bandeiras nas casas,edificios, e carrros, como se um oficial do governo ocupasse cada casa,edificio ou carro. Em qualquer ocasiao cantaram “God bless America !” (Deus abencoe a America).

Eu assisti ao vivo na TV e depois novemente e novamente por horas a fio quando repetiram as cenas daquele dia. Assisti a istoria do homen que desceu as escadas cem andares com uma mulher numa cadeira de rodas, sem nunca te-la conhecido antes.Assisti a reportagem sobre o californiano jogador de hockey que deu sua vida lutando os terroristas no aviao, evitando que o aviao caisse onde os terroristas planejavam ,o que preveniu a morte de centenas ou ate milhares de pessoas .

Me pergunto, como este povo conseguiu se unir como uma so’ pessoa ? Imperceptivamente,como uma nota de musica em uma cancao, a memoria de alguns tornou-se a historia de herois desta nova era.

Com cada telefonema, milhoes e milhoes de dolares foram doados pelo povo com o proposito de homenagear nao um homen ou uma mulher ou mesmo uma familia, mas ao espirito de uma nacao, o que nenhum dinheiro no mundo pode pagar.

O que neste mundo, me pergunto, pode unir os americanos de tal maneira ? Suas terras ? Seu poder economico ? Puro e simples dinheiro ?

Eu tentei por horas encontrar a resposta, cantando musicas e murmurando frases americanas com o risco de tornar-me banal. Pensei muito e cheguei a uma unica conclusao….

Apenas a liberdade pode fazer tal milagre.


Cornel Nistorescu

Um comentário:

Blog da Chris disse...

Lindo Clau!!
Parabéns!

Bjs