quarta-feira, novembro 03, 2010

Eleicao 2010


Ontem foi dia de Eleicao aqui nos EUA. Votamos para governadores, senadores e deputados.
Foi a primeira vez que votei na minha vida. Quando sai do Brasil tinha completado dezoito anos ha pouco tempo e nao deu tempo de fazer a  carteira de identidade nem o titulo de eleitor.
Me tornei cidada americana em setembro e ontem exerci o previlegio do voto. Aqui votar nao e' obrigatorio e por esse motivo so' vota quem realmente se interessa pelo assunto e conhece os candidatos o que, aqui na minha cidade foram 96% dos habitantes adultos. 
Alguns dias antes do dia da eleicao, foram imprimidos no jornal todos os dados dos candidatos.Foi imprimido tambem uma copia da cedula de votar e instrucoes detalhadas.Tambem poderiamos achar todos os dados e informacoes no site do nosso distrito.
  Nao sei como era antes,mas sei que esse ano mudaram a maneira de votar. Foi super facil e organizado.  Mesmo sem nunca  ter votado antes nao me preocupei porque conheco esse pais e confiava na organizacao americana.
Eu e o meu esposo nos increvemos no dia que nos tornamos cidadoes. Foi so' preencher um pequeno formulario com dados basicos(nome endereco,partido politico e idade).Algumas semanas depois recebemos uma carta confirmando os nossos dados e o endereco do local do voto(foi  na sala de eventos da igreja da esquina) e o horario -de oito da manha as nove da noite.
Chegando no local (sem fila e com muitos assistentes)demos o nosso nome e uma voluntaria perguntou o nosso endereco. Mandou entao que fossemos a uma mesa a alguns pasos de distancia. Chegando la',mais outra voluntaria procurou e achou numa ficha (uma prancha com  o nome de todas as pessoas que iriam votar naquele local) o nosso nome e pediu que assinassemos. Assinamos a ficha.  Nunca pediram nossa identidade pois ja' tinham todos os nossos dados la'.Entao nos deram uma cedula enorme com um selo impresso para ser escaneado.
Na cedula tinha os nomes e partidos dos candidatos.Junto com a cedula tambem tinha um papelao de privacidade para ser colocado em cima da mesa (para que ninguem visse em quem estavamos votando) e uma canetinha. So' precisamos sentar numa mesa e preencher a escolha como numa prova multipla escolha. Depois de prenchida, colocamos a cedula numa maquina(comandada por um outro voluntario) e pronto. O processo todo nao levou mais que cinco minutos. Ah e ainda ganhamos um decalque pra colocar na roupa(foto acima).
  Hoje fiquei sabendo que  dos candidatos que votei quase todos ganharam :)

Nenhum comentário: