terça-feira, junho 07, 2011

Trifle

www.trendir.com


O nome Trifle(pronunciado traifol)significa,algo insignificante,uma besteirinha,algo feito as pressas.E mesmo se for o caso,ninguem vai adivinhar que essa sobremesa foi feita  assim.Esse e ' o tipo de prato que ao chegar 'a mesa recebe exclamações de  alegria e elogios pelo visual.
Essa sobremesa tipica da Inglaterra foi vista pela primeira vez no ano de 1596, num livro de receitas,quando era apenas uma mistura de creme de leite,açucar,agua de rosas e gengibre.Sessenta anos depois,o creme de ovos(custard) e pão regado com run foi adicionado.Desde então,dezenas de verções dessa sobremesa deliciosa,foram criadas por cozinheiros e chefes do mundo todo.
Por aqui,nos EUA, pais colonizado pela Inglaterra,essa receita e' muito conhecida e vista não so' em sua verção tradicional,mas tambem em suas multiplas variações.Fique `a vontade para adaptar a receita ao seu gosto.

Trifle Classico
incredifood.com
(receita da cooks.com-English Trifle)                                                                      




Ingredientes:



1  bolo esponja cortado em pedaços ou 2 pacotes de biscoito champanhe
1 1/2 xicara de morangos cortados em fatias 
1/2 xicara de compota de framboesa ou morango
1/2 xicara de run, sherry ou Marçala
2 xicars de creme batido(chantilli)
3 xicaras de creme de ovos(receita abaixo) ou pudim de baunilha pronto 

Modo de preparo:

Faça as camadas na seguinte ordem:
Coloque os pedaços do bolo ou biscoitos no fundo da tigela.Regue com run,Marsala ou Sherry.Adicione a compota de morangos,espalhando sobre o bolo(ou biscoito). Adicione uma camada de morangos. Adicione o creme de ovos.Adicine o chantilli. Repita as camadas arrumando os lados e terminando com o creme chantilli.
Enfeite com morangos,cerejas e/ou uma folha de hortelã. Mantenha na geladeira ate' servir.

Obs: 1-use a fruta que desejar ou uma mistura de morangos com outra fruta,como blueberries. 2-Ao inves de usar uma tigela so',faça em taças individuais.3-Use suco de frutas para regar o bolo ao invez de bebida alcolica se for servir para crianças.

delish.com
Creme de Ovos (custard)
(receita da epicurious.com)

Ingredientes:                                                      





  • 2 xicars de Leite










  • 1/2 xicara de açucar 










  • 5 gemas










  • 1 colher(sopa) baunilha








  • Modo de preparo:

    Misture o leite, a baunilha e o açucar  numa panela e leve ao fogo medio. Enquanto o leite esquenta,bata as gemas ate' ficarem de uma cor amarelo-claro.Coloque as gemas em uma panela.Coloque o leite ja quente na panela com as gemas,mexendo sem parar ate engrossar.Quando isso acontecer,peneire o creme e coloque em uma tigela.Cubra com plastico para alimentos encostando no creme(isso evitara que  crie uma crosta).Coloque na geladeira.Use gelado.


    Variações: Usar bolo de chocolate(ou brownies),pudim de chocolate e licor de cacau,omitindo as frutas.Use caramelo ou leite condençado no lugar da compota de frutas.Enfeitar com raspas de chocolate,brownies e/ou nozes.


    choosesimplicity.com

    4 comentários:

    eu, Lila Cassini disse...

    Clau, que visual incrivel. Da água na boca. Queria comer algo assim. Bjs.

    Fernanda Ferreira disse...

    Essa sobremesa parece ser deliciosa, e o visual é muito bonito. Uma obra de arte.

    Claudia, só queria que vc colocasse aqui, a quantidade de leite que usa pra fazer o Creme de Ovos, esqueceram de colocar.

    E eu não entendi uma coisa nessa receita, vai 5 gemas + 2 xícaras de ovos? Como assim?
    Onde que entra essas 2 xícaras de ovos?
    Só entendi que tem que bater as 5 gemas, e depois acrescentar o leite quente com a baunilha e o acuçar, peneirar e depois levar à geladeira.

    Obrigadaa desde já ^^

    Beijos.

    Claudia de Paula disse...

    Oh,Fernanda,desculpe ! Foi um erro ! Ao inves de 2 xicaras de ovos e' pra ser duas xicaras de LEITE ! ja' corrigi. Obrigada por ter notado !


    Bjs !

    Fernanda Ferreira disse...

    Ahh okaay, muito obrigadaa!!

    Vou anotar essa receita no meu caderninho!!

    Beijos ^^