sexta-feira, agosto 12, 2011

Casamento americano


Respondendo ao pedido da Camila Cavisine, vou esplicar como e' o casamento americano.

Americanos sao,em geral,muito simples e informais.E mesmo com as modernidades de hoje e divorcios multiplos,a cerimonia de casamento aqui ainda e' bem tradicional.
 A grande maioria dos americanos sao protestantes (seguindo a cultura dos britanicos),entao nao ha problema nenhum em divorciados casarem na igreja,seja esse o segundo ou decimo casamento. 
Mas,antes do casamento tem o noivado,que geralmente e' feito apenas entre o casal apenas,sendo que o anel de noivado(com um diamante solitario) e' o simbolo da promessa da uniao.ele e' colocado na mao esquerda da noiva.Depois,durante a cerimonia de casamento, a alianca e colocada no mesmo dedo.

financefox
Geralmente o pedido e' feito em um restaurante,apesar de que lgumas vezes os noivos usam a creatividade para "pop the question".No entanto,a tradicao exige que ele fique de joelhos(num joelho so') quando faz o pedido.

aisledash
Quanto a festa de casamento,não precisa nem ser uma festa grande,o que importa são os detalhes.Primeiro escolhe-se um tema.O tema pode ser qualquer coisa que diga a respeito dos noivos e geralmente e' ligado 'a historia deles.Por exemplo: se os noivos se conheceram na praia ou passaram boa parte do namoro perto do mar,esse pode ser o tema da festa.A festa não precisa ser na praia,mas toda a festa sera baseada nesse tema: convites,decoração das mesas,bolo etc..veja esse site como exemplo.Esta tudo escrito em ingles,mas voce pode ver exemplos do tema como a caixa de chocolate em forma de estrela do mar(para dar para os convidados).http://www.beachthemeweddingshop.com/

casamento americano e' muito bonito.Tudo e' bem organizado e elaborado nos minimos detalhes.Os Casamentos americanos são feitos assim: primeiro os noivos vão no cartorio e preenchem um formulario.Paga-se uma taxa. O pastor ou padre que fara' a cerimonia recebera' o certificado de casamento que sera' completo com a assinatura dele(padre ou pastor),dos noivos e testemunhas,no dia do casamento durante a cerimonia religiosa.A cerimonia na igreja e' completamente gratuita.

A cerimônia religiosa e' realizada geralmente num sabado de manhã (geralmente umas 10 ou 11hrs) e dura entre uma e duas horas.Pode ser numa igreja,casa de festas,praia ou jardim.Todos são pontuais(noivos e convidados).Um lado da igreja e' reservado para a familia e amigos da noiva e o outro lado para os do noivo. 

A noiva tem tipo uma madrinha, a "maid of honor" (signifiga ajudante de honra) que geralmente  e' a melhor amiga ou irmã da noiva. Ela se veste igual (ou quase igual)as "brides maids"(ajudantes da noiva),que fazem parte da cerimonia e todas vestidas iguais ou com vestidos da mesma cor.


presentationmagazine

allwomenstalk
Reparem a primeira"bride maid" da esquerda.Ela esta vestida um pouco diferente das outras,significando ser a "maid of honor."

A "maid of honor" e' muito importante para a noiva.E' ela que ajuda em tudo,desde a decoracao da festa,vestido da noiva e das "brides maides". Ela e' a pessoa que organiza o "cha de panela" da noiva, a ajuda na hora de se arrumar e segurar(ajeitar) o veu e ajuda a escrever os cartoes de agradecimento.Ela tambem faz um brinde de champanhe durante a festa de casamento.
 O noivo tambem tem um amigo que e' tipo um padrinho(chamado de best man- que e' geralmente o melhor amigo do noivo). O best man,e' a vercao masculina da "maid of honor",  ajudando o noivo em tudo,desde a escolher a alianca de casamento a planejar e despedida de solteiro.Ele tambem faz um brinde de champanhe durante a festa.
A maid of honor e o best man geralmente não são casados.Muitas vezes mal se conhecem.
bridalcookie
crookedminds

Quando entram na igreja entram na seguinte ordem: A mãe  do noivo, com o noivo (ficam de pe' na frente da igreja em um dos lados) seguidos pela mãe da noiva com o pai do noivo(tambem ficam na frente).


Sao seguidos pela madrinha e padrinho dos noivos(best man e maid of honor),e "bride's maids". Pode ser qualquer numero de bride's maids.Geralmente são de 4 a 8 mulheres.Elas podem entrar na igreja acompanhadas ou não.O vestido delas faz parte do tema do casamento e sera' da cor (cores) da decoração da festa. 
speechsuccess
myweddingplanningtips

As 'maids of honor" tambem ficam de pe'  na frente em um ou dos dois lados da igreja(por exemplo 3 de cada lado).Por ultimo vem a dama,uma menina carregando uma cesta com petalas de rosa  que espalha no caminho(ala da igreja) acompanhada do cavalheiro- um menino  que leva uma almofada com as alianças(presas pr um laço).Por ultimo entra a noiva acompanhada do pai que a entrega  ao noivo.O pai da noiva fica então a lado da mãe do noivo.No caso do pai estar ausente, a noiva entra sozinha na igreja ou acompanhada de um parente ou amigo.


 Depois da cerimônia religiosa , os noivos saem da igreja recebidos com uma chuva de arroz , que como no Brasil e muitos paisem no mundo, e' simbolo de fartura e prosperidade. Ultimamente,pelo bem dos passarinhos(que o engerir arroz cru pode ser fatal), algumas pessoas optam por usar petalas de rosas ou ate mesmo bolinhas de sabao.
Entram entao no carro( enfeitado e arrastando latas) geralmente rumo a um almoco em familia. A  recepção e' geralmente no fim da tarde.


 Chegando la',os noivos e as pessoas que fizeram parte da cerimônia  são fotografads enquanto os convidados comem e bebem um aperitivo.  Quando entram na sala para o jantar,depois das fotos, os noivos sao recebidos com aplausos.Sentam-se numa mesa especial juntos com os pais e as pessoas que fizeram parte da cerimonia.Depois do jantar geralmente corta-se o bolo.Depois de servidos de bolo tem geralmente uma banda ou DJ e pista de dança.Os noivos dançam a primeira dança,seguidos da noiva e o pai dançando e por ultimo o noivo e a mãe.Ha uma musica especial para a dança da noiva com o pai e a  dança do noivo com a mãe.

Tradições:

Como em varios lugares no mundo,a noiva usa alguma coisa usada(um colar da mãe,talvez) como simbolo da tradição do casamento,alguma coisa nova(o vestido)simbolo da nova vida e alguma coisa azul(felicidade).Tambem tem a tradiçaõ de usar uma moeda(de preferência de prata) dentro de um dos sapatos como simbolo de prosperidade.

Achei super interessannte essa outra tradicao que nunca tinha visto antes,mas que e' bem popular nos EUA: a noiva  usa uma(apenas uma) cinta de meia(dessas rendadas),aqui chamada de "garter belt." Durante a recepção(depois das danças) e depois que ela joga o buquê a noiva senta numa cadeira no meio da pista de dança.Ela então deixa o noivo tirar essa cinta de meia e  o noivo entao, joga a cinta para os homens solteiros.O homen que  pegar a cinta coloca  na mulher que pegou o bouquet  e os dois dançam sozinhos.
tartantreasures


south-florida-wedding
   


dreamweddingsbychris






Uma ajudadinha para,quem sabe, futuros noivos

7 comentários:

Fernanda Ferreira disse...

Adorei esse post :)

Tenho uma dúvida .. o que as noivas fazem com os aneis de noivado, depois do casamento? Pq na cerimônia ele é substituido pela aliança.
Elas guardam ou usam no dedo anelar da mão direita??

E outra coisa, não é comum fazer a cerimônia à noite, ou não existe de jeito nenhum?
Sempre vi em filmes que os casamentos são sempre pela manhã, aqui no Brasil é bem mais comum à noite.

Beijos ^^

Claudia de Paula disse...

Oi Fernanda !

O anel de noivado e' colocado depois da alianca. No mesmo dedo. Muitas pessoas ate ja compram os dois juntos,(o anel de noivado e a alianca)combinando.

Quanto ao horario da cerimonia de casamento,eu diria que 99.9% sao feitos pela manha.A recepcao e' sempre `a tardinha ou `a noite.


Bjs !

Camila disse...

ebaaaaaaaa olha minha duvida aí adorei as fotinhas claudinha=)

Gratissima disse...

Adoro ler sobre essas tradições dos outros países...
Obrigada por compartilhar...
beijinhos e boa semana,
Ro

Amandinhaaa** Ballerina disse...

Flor eu naum entendi algumas coisas... as damas de honra entram sozinha e depois os pajens entram sozinhos? ou entram juntos como casais e se separam para ir ao altar???

Claudia de Paula disse...

a dama de honra e o best men são so um de cada- a melhor amiga da noiva e o melhor amigo do noivo. Eles entram juntos e no altar se separa,- o homen do lado do noivo e a mulher do lado na noiva. Assim tambem com as ^bride maids- entram junto com seu namorado .ou marido ou amigo do noivo.Se separam no altar tambem.Quando a cerimonia termina,os noivos saem primeiro, seguidos pelos pais dos dois, maid of honor e bet man e damas e cavalheiros.

Claudia de Paula disse...

aff ! Desculpe os erros !