domingo, dezembro 30, 2012

Tivemos pouca neve no Natal. Dois dias antes nevou um pouquinho.So o suficiente pra fazer ficar tudo branquinho.Foi otimo porque como muita gente vai visitar amigos e parentes no Natal, facilitou a viagem,ja que as estradas estavam secas e não escorregadias.
 Mas dois dias atras tivemos uma tempentade de neve.Ai sim, pode se dizer que temos neve. Muitas pessoas(que não moram onde neva) ficam apavoradas ao ver que temos tempestade de neve.O que muita gente não entende e' que a tempestade de neve e' como tempestade de chuva: pode durar  alguns minutos, algumas horas ou alguns dias; pode ser so uma poeirinha de neve ou flocos enormes e constantes. Mas não  cai todo dia e a tempestade tambem não dura o inverno inteiro. A temperatura sim,fica baixa,mantendo a neve no chão. Mas chega a primavera e o tempo esquenta derretendo assim toda a neve.


Vista da janela do meu quarto hoje de manhã. Esse e' o meu quintal. Essa estrutura na frente da janela e' o suporte da parreira. Esta coberto de neve.A casinha a esquerda,no fundo do quintal e' a garagem. A esquerda a cerca  de madeira que mede um metro e meio esta quase coberta de neve. A "driveway"  liga a garagem a rua,em frente a casa.esta coberta de neve.


Esse e' o caminhão da prefeitura que limpa as ruas quando neva. Depois de limpa jogam sal grosso para derreter a neve .

Muitos não entendem tambem como aguentamos tanto frio. A primeira coisa que devem saber e' que estamos preparados pra isso.As prefeituras das cidades fazem a manuntenção das ruas de acordo com a estação do ano. Em todo lugar: casas, lojas, meios de transporte publicos ou particulares(carros, onibus,trem,metro) tem aquecimento.Nas casas e lojas pode-se andar de roupas normais(para os mais frientos um casaquinho e' o suficiente), porque tem aquecedor central. Apenas quando se sai nas ruas que e' preciso de agasalho,mas isso so dura alguns segundos ou minutos.


Esse menorzinho limpa as calçadas



Imaginem quando esta calor e no shopping esta fresquinho por causa do ar condicionado.Então, aqui tambem. No inverno o aquecedor esquenta o shopping,lojas e casas.
Essa maquina chamada "snow blower" se usa pra limpar a "driveway"-ruazinha que liga a garagem a rua



Então nos adaptamos a esse meio de vida. Mas não pensem que os EUA e' todo assim ! Na Florida e estados do Sul como tambem do Oeste, como California, não neva. Tambem conheço muitas pessoas (geralmente aposentados) que tem casa na Florida onde passam o inverno e chegando o verão voltam pra ca. Eu particulamente gosto muito da neve. 



Nenhum comentário: