segunda-feira, março 16, 2015

Saint Patrick's Day(dia de São Patricio)

O dia de São Patricio e' tão comemorado nos EUA, como na Irlanda, o pais de origem da festa.
Não e' preciso ser irlandês nem cristão para comemorar o dia do santo. A historia e' que o rapaz britânico(nascido no ano 460 da era cristã), tinha sido sequestrado aos dezesseis anos por rebeldes irlandeses que saquearam a fazenda da sua familia. Foi levado para Irlanda onde ficou prisioneiro por seis anos. Durante esse tempo, Patrick se transformou em um cristão devoto. Fugiu para a sua terra nativa, Inglaterra, onde estudou no seminario por quinze anos. Diz ter ouvido a voz de Deus dizendo que deveria voltar a Irlanda e converter os pagões ao cristianismo. E foi isso que fez.
O seu grande sucesso se deve ao uso de simbolos pagões para fins cristões. A cruz celta, por exemplo foi sua invenção: mistura do adorado deus sol, e a cruz de Cristo. O trevo de três folhas tambem foi um simbolo que usou para a conversao dos pagões, explicando o Deus pai, filho e espirito santo, como uma so' pessoa. São Patrico foi na verdade, o primeiro missinario da era cristã.




Desde então, o dia 17 de Março ( o dia de seu falecimento), e' comemorado com seus simbolos : o trevo, trajes da cor verde e a cruz celta, entre outros.

Existe o mito que São Patrick expulsou todas as cobras da Irlanda. Mas estudiosos do assunto concortam : e' apenas um simbolo da conversão dos pagões.


Comidas e bebidas tipicas como cerveja (tingida de verde) e "corned beef "
 (carne marinada com temperos tipicos da Irlanda) acompanhada de repolho, o prato tipico do pais, são servidas durante o dia.


Outros simbolos como o pote de ouro e duendes não representam em nada o santo, mas fazem parte da cultura, juntando personagens de lendas do tempo dos pagões irlandeses e mitologia do local.Uma das lendas Irlandesas diz que no final do arco-iris existe um pote de ouro. Quem achar fica com ele,mas precisa passar pelo duende- o guardião do tesouro.Duendes,diz a lenda,são criaturas magicas e  travessas que vivem nas florestas do pais.



Hoje em dia muitas pessoas abusam da cerveja verde oferecida nos bares daqui, quando na verdade, durante as primeiras comemorações do dia de São Patricio os bares fechavam-se e as igrejas abriam as portas para a refleção do significado do feriado.
Mas a grande manifestação da festa, e' mesmo o desfile com carros alegoricos e balões gigantescos, geralmente o centro da comemoração. Durante o St. Patrick's Day, desfiles em diversas cidades americanas (os mais famosos sendo os de Nova Iorque e Boston), comemoram o santo Irlandês. E' uma festa alegre onde a unica exigencia e' a diversão.

Outro sinal da festa no dia 17 de março,  e'  ver a maioria das pessoas aqui, vestindo alguma peça de roupa ou acessorio na cor verde. E' engraçado ver pessoas andando nas ruas com cabelos verdes ou antenas em formato de trevo.Nas escolas a historia e' recontada e comemorada.Chocolates em forma de moedas de ouro algumas vezes são distribuidos,para a alegria da garotada.

                                             Happy St. Patrick's Day !

7 comentários:

Jane Murback disse...

Claudia, vim te visitar também.
Obrigada pelo coment, vou esclarecer la que papo é esse de mulher do beija flor.
Bjo

Paulinha disse...

Chocolates em forma de moedas de ouro alg..Hummm, delicia!!Hehehe

Lenita disse...

Puxa, foi ontem, né? Como aqui há poucas e discretas comemorações, não fiquei sabendo.
Bj

Claudia de Paula disse...

Nao,Le. E' dia 27 de Marco...

lilly disse...

olá claudia vim conhecer seu blog!
muito lindo e adorei as receitas.
adoro receitas e costumes americanos
posso vir aqui sempre que tiver duvidas?
bjs
Lilly
http://coisadelilly.wordpress.com
http://blogdareforma.wordpress.com


lrpb_belentani@hotmail.com
coisadelilly@gmail.com

eu, Lila Cassini disse...

Clau!!!!! Adorei a historia de Sao Patrício. Eu nao conhecia.
Deixo aqui um beijo verde pra you.

Anne disse...

Adorei!
Um trevinho para você!
Beijinhos