quinta-feira, agosto 06, 2009

Meat loaf (bolo de carne)


Meat loaf e' um bolo de carne que leva este nome por conta da forma em que e' assada (na verdade, a palavra "loaf" significa pao,nao bolo,mas pao de carne nao tem nada a ver com esta receita ).
Se nao me engano, esta forma e' chamada de forma de pao ingles, no Brasil. Mas se nao tiver, da' pra fazer em uma forma de bolo pequena. So' que vai levar menos tempo para assar.
Meat loaf e' um jantar tipico americano e sempre e'
acompanhado de pure de batatas e algum tipo de vegetal (como nas fotos).

Eu gosto muito de meat loaf e aqui em casa tambem e' um dos pratos favoritos, especialmente
nas noites frias de inverno.
Nas raras vezes que sobra meat loaf, costuma-se fazer sanduiches para o almoco do dia seguinte, adicionado uma folhinha de alface a meat loaf entre duas fatias de pao integral. Muito popular aqui, o meat loaf sandwish e' encontado facilmente em muitos restaurantes.

A receita que aqui publico e' a que uso em casa, com o meu tempero brasileiro (que os meus amigos americanos adoram). Faco sempre quando tenho grandes quantidades de carne moida.
Gosto de fazer dois de uma so' vez e congelar um para dias de preguica :)
Tambem ja usei peito de peru moido ao invez da carne moida (mais saudavel) e ficou muito bom.
.Algumas pessoas adicionam linguica(sem a pele) e/ou bacon a carne moida, e ja ouvi ate falar de pedacos de queijo dentro da meat loaf, o que deve ficar muito bom, mas gosto de manter a minha comida Light -na medida do possivel. Por isso uso sempre carnes magras e pego leve
no molho (gravy).


O molho que uso e' o basico, mas muitas pessoas gostam de variar com molho"B-B- Q"ou ate mesmo com um glaze de catchup. Tudo depende do gosto de cada um.
Entao, aqui vai :


Meat Loaf simples


Ingredients :

- 1 Kg de carne moida magra, ou peito de peru moido

- 2 ovos

-1/2 xicara(cha) de farinha de trigo

-1/2 xicara(cha) de farinha de rosca

-1/2 xicara(cha) de catchup

-1/4 xicara de cebola picada em cubinhos

-1 colher (sobremesa) de alho amassado

-uma pitada mangericao

-2 colheres (cha) de sal

Mode preparo :

Misture todos os ingredientes. Talvez precise adicionar um pouquinho mais de farinha de trigo. Isso acontece quando a carne e' gorda. Coloque em forma de pao (ou de bolo), cubra com papel aluminio e asse em forno meio por aproximadamente 30 minutos. Remova o papel aluminio e deixe assar por mais uns 15 minutos, ou ate dorar. Escorra a gordura que esta em cima da forma, desenforme, corte em fatias e sirva com o molho.

Molho (Gravy) :

-3 colhers (cha) de manteiga ou margarina

-3 colheres(cha) de amido de milho

- 1 xicara (cha) de caldo de carne(gosto de usar o natural, liquido, nao em cubinho)

- sal a gosto

Modo de preparo:

-Derreta a manteiga em uma panela com o fogo baixo. Adicione o caldo de carne e o amido de milho. Mexa ate o molho engrossar. Sirva por cima da meat loaf e pure de batatas.

Enjoy !


2 comentários:

Pitadasdilu disse...

Cláudia, fiquei muito feliz com tua visita em meu blog. Obrigada pelas palavras. Seu blog é maravilhoso e aprendi muitas coisas, como o Amber Alert que achei super importante. Você tem dicas ótimas de jardinagem, e as festinhas que prepara são lindas, bem criativas. E a culinária... huumm um monte de coisas gostosas para copiar e fazer. Vou te linkar e te seguir para estar de olho nas novidades.
Bjos, Lú.

Magda disse...

Claudinha, sou abençoada por ter Fadas tão queridas (como você) ao meu redor. Poder te visitar e descobrir um mundão de coisas lindas e novas é mais do que um presente pra mim. Feche os olhos por um instante e sinta o meu abraço bem aapertadoooo !