sexta-feira, abril 18, 2014

Semana Santa -Sexta-feira da Paixão



Depiction of Jesus carrying the cross up the hill.


A crucificação


Naquela noite -de quinta para sexta-feira,  no Monte das Oliveiras, Jesus chamou Pedro,João e  Tiago para acompanha-lo no jardim chamado Gethsemane,localizado na parte baixa do monte. 
Ali Jesus orou e transtornado, "perspirou como que sangue" ao saber que a hora da crucificação se aproximava.Nesse momento orando, suplicou: "Se possivel,afasta de mim este calice,contudo, seja feita a tua vontade".Os apostolos,dormiam e por duas vezes Jesus os acordou.Na segunda vez  levantaram e o seguiram pois Jesus falou que a hora tinha chegado.Era sexta-feira e Judas estava chegando com os soldados Romanos para prender Jesus.
Depois disso, tudo aconteceu muito rapido.Soldados Romanos chegaram com ordem de prisão.Pedro cortou a orelha de um deles,defendendo Jesus.Mas Jesus o repreendeu e fez o milagre de curar a orelha do soldado. Mesmo depois disso, Jesus foi levado `as autoridades -primeiro Judaicas e depois as Romanas e condenado `a morte na cruz.  Como Jesus preveu, por tres vezes Pedro negou conhece-lo. 
Jesus foi torturado, e precisou de ajuda para carregar sua propia cruz . Como a pascoa estava chegando os lideres religiosos queriam apressar a  morte de Jesus. Por isso o pregaram na cruz ao invez de amarra-lo como era costume -e como tinham feito com os dois condenados ao lado de Jesus.
Ja' na cruz, o ceu escureceu.  Era meio-dia e todos se admiraram.
Depois de algumas horas na cruz Jesus falou : "esta feito" e morreu. Neste momento, houve um terremoto e a cortina do altar do templo rasgou-se no meio(detalhe: de baixo para cima). Assombrados,os expectadores viram tumulos se abrirem e mortos se levantarem. Muitos acreditaram que Jesus era Deus.
Um dos seguidores de Jesus,um homem chamado Jose' pediu permissão para levar o corpo de Jesus a um tumulo que ele tinha comprado. As mulheres que acompanhavam Jesus, banharam e prepararam o corpo.Jose' então  cobriu o corpo de Jesus com um tecido feito de linho e o sepultou.
Jose' entao colocou uma grande pedra tampando o tumulo (como era costume na epoca).
Por causa de todo o tumulto e rumores da ressurreição de Jesus,dois guardas Romanos  foram ordenados a estar presente o tempo todo e vigiar o tumulo. As mulheres que seguiam Jesus estavam presentes tambem e ficaram na porta do tumulo a velar o corpo,indo para casa antes do amanhecer.


Na biblia:  Mat.26:1-75 e 27:61-56,Mar.14::32-72 e 15:1-47.Luc.22:39-71 e 23:1-56, João18:1-40 and 19:1-42

Nenhum comentário: