quinta-feira, abril 10, 2014

Páscoa

Coelhinhos, ovos...o que isso tem a ver com a Páscoa ?

Aqui, Páscoa se chama Easter.
Em alguns dos países europeus tambem e'chamada assim.
Isso porque muito antes da era Cristã a deusa "Eostre" era adorada pelos pagãos, e é do seu nome a origem da palavra. O nome da deusa significa "East"(este), onde o sol nasce. Relacionado também ao começo da primavera, fertilização, e vida. Os ovos, portanto são diretamente relacionados a primavera e fertilização.
De acordo com a mitologia, a deusa transformou o seu pássaro favorito em um coelho que pôs vários ovos coloridos. Até hoje, muitas culturas no mundo consideram o coelho e os ovos como símbolo da fertilidade e vida.
A palavra Páscoa, por outro lado, deriva da palavra Passover (Pessach) - a festa judaica que comemora a libertação dos Judeus do domínio Egípcio.Quando o Farao continuou a recusar-se a liberar os Judeus da escravidão,Deus mandou a ultima praga- a morte de cada filho mais velho.Deus mandou que os Judeus marcassem suas portas com o sangue de um cordeiro para que seus filhos não morressem como os filhos do povo do Egito. Quando o anjo passou em cada porta(dando o nome Passover) não tocou nos filhos dos Judeus.A travessia do Mar Vermelho guiada por Moisés foi a vitoria consedida pelo Farao.Desde então comemora-se o Passover em lares Judeus.
Jesus celebrou o Pessach. Aliás, foi a sua última refeição, feita com os doze apóstolos. Logo depois, foi preso e depois crucificado.
Nos, Cristãos, passamos a adotar símbolos como ovos e coelhos na nossa comemoração da Ressurreição de Cristo, algumas centenas de anos atrás, quando o Papa Gregório I o permitiu.
Aqui, além dos ovos e dos coelhos, a ovelha também é um símbolo da Páscoa. Relaciona-se com Jesus ter sido sacrificado como uma ovelha, símbolo também bíblico.
Cristãos aqui também referem-se à Páscoa como o dia da Ressurreição.
Eu considero a Páscoa, e não o Natal, o dia mais importante do calendário cristão.
Afinal, se Jesus não tivesse ressuscitado depois do seu sacrificio na
cruz, como acreditamos, a nossa crença seria falsa. Jesus teria sido apenas um profeta, como muitos outros que
vieram antes dele.
Se ele tivesse apenas morrido, tudo que fez e
ensinou teria sido em vão.
O fato de ter ressuscitado, confirmou a sua divindade. Confirmou o fato de ser o unico Deus, vivo e verdadeiro.
Feliz dia da Ressurreição !
Feliz Páscoa !
Informacoes historicas tiradas do livro : "Don't Know Much about Mythology" de Kenneth C. Davis. Editora Harper Collins

Um comentário:

Le disse...

Bela pesquisa, como sempre.
Feliz Páscoa para todos daí.
Bjs