segunda-feira, junho 17, 2013

Bordo/Maple




  O Bordo(maple em ingles) e' uma arvore muito comum na America do Norte. 
 Na região norte e nordeste dos EUA e Canada e'  paisagem rotineira. Inclusive,e' a folha dessa arvore que adorna a bandeira do Canada.






Deslumbrante durante o outono, com suas folhas em tons dourados,vermelhos ou marrons,o Bordo tambem e' famoso por ser a arvore onde se extrai um xarope, usado em panquecas e outros alimentos.

No mês de Março( começo da primavera aqui), e' o mês em que se faz a extração do xarope.
Na maioria das vezes,fazendas pequenas espalhadas nas regiões onde o xarope de Bordo e' produzido, abrem suas portas para excurções onde se mostra - e prova a delicia desse produto que a natureza nos oferece e que por gerações tem sustentado a vida de muitas familias Norte Americanas.
New Hampshire, USA
Na maneira tradicional da extração,uma(ou mais) torneira e' inserida no tronco da arvore e um balde e ' pendurado debaixo da torneira para colher o xarope.O balde e' coberto para manter o xarope limpo de vestigios do tronco,folhas ou insetos.

milbridgelibrary.org
Depois de cheio,o balde e' levado para um caldeirão onde o xarope e' fervido ate' chegar no ponto-uma textura semelhante ao mel.


Depois disso e' engarrafado e vendido...



 saboreado...    na Panqueca Americana 

   





Ou na "French Toast",especie de rabanada feita com pão de forma


2 comentários:

Glória Maria - Fadinha disse...

Olá Claudia. Adorei o seu artigo e as fotos.Eu tinha muita curiosidade sobre o que seria xarope de bordo. Obrigada, beijinhos e felicidades

Glória Maria - Fadinha disse...

Olá Claudia! Adorei o seu artigo e as fotos. Tinha muita curiosidade em saber de que era feito o xarope de bordo. Obrigada, felicidades. Adorei seu blog.