quinta-feira, janeiro 12, 2012

Universidades e Colleges -como funcionam nos EUA

      Como mencionei antes nesse post aqui : http://claudiaskingdom.blogspot.com/2011/12/de-volta-mudancas.html,  estou de volta `a escola,estudando psicologia. Tenho recebido muitos e-mails perguntando como as universidades funcionam aqui,ja' que o sistema nos EUA e' bem diferente do Brasil e de grande parte da Europa.Entao aqui vai a minha esplicacao:
   OBS: A informacao abaixo vale para residentes legais(com greencard) e cidadoes americanos. Para estudantes residentes de outros paises,procure a secretaria de  "international relations" da universidade que seja do seu interesse.. 
Para  ser matriculado numa universidade,nao e' preciso concurso como no Brasil. Vestibular aqui nao existe. As Universidades olham primeiramente  para as suas notas durante o periodo do ensino medio. Voce liga para a Universidade, marca um dia e hora e leva o seu historico escolar.Se algumas notas no seu historico escolar forem baixas ou se voce completou o ensino medio em outro pais, voce (individualmente, nao coletivamente)  fara um pequeno teste para avaliar o seu nivel de educacao e nivel de ingles.Este teste dira' apenas que aulas voce precisara' ter.Se as suas notas forem boas e voce tiver feito o ensino medio nos EUA, voce nao precisara de teste . Independentemente de testes,o proximo passo sera' marcar uma consulta com um conselheiro da universidade para fazer um plano de aulas,ou seja,que aulas voce precisara ter para atingir a conclusao da sua area de estudo.
Ao contrario do Brasil,as universidades particulares sao muitas vezes melhores que as estaduais. Todas as universidades tem que ter certas carecteristicas aprovadas pelo governo federal.Universidades entao competem com os melhores professores e curriculos para atrair os estudantes.Geralmente depois de terminar o ensino medio, estudantes  mandam seus curriculos para as universidades. As universidades mais populares sao as que sao mais dificeis de entrar por terem muitos candidatos com nota alta e pelos precos altissimos.A melhor maneira de entrar nessas universidades e' atraves de bolca de estudos para curcos especificos.Na verdade, geralmente nao e' dificil entrar numa universidade. O dificil e' ficar,pois existe uma nota minima para continuar na universidade.


University ou College ?



College e' uma instituicao com uma ou algumas(poucas) especialidades de ensino de nivel superior.Chamamos de Universidade(University) o lugar onde existem varios COLLEGES(colegios). Melhor dizendo: a universidade e' a instituicao que abriga divercos colleges.Por exemplo,alguem pode frequentar a Universidade de Arizona estudando Medicina. Essa pessoa entao estara frequentando o college de medicina  da Universidade de Arizona.Geralmente cada predio da universidade abriga um college: college de arts,college de jornalismo,college de ciencias etc...Se alguem estuda "Liberal Arts", que e' estudos gerais ela vai ter aulas de divercas materias em varios colleges dentro da universidade.Existem universidades enormes que sao verdadeiras cidades universitarias-de 25,50, 70 mil alunos que contem inumeros colleges. Tambem existem  universidades pequenas com apenas alguns colleges. A minha por exemplo tem apenas 5 mil alunos e contem uns 15 colleges. E' considerada pequena aqui.Algumas universidades sao famosas pelos colleges que tem.Por exemplo a Harvard,no estado de Massachusets e' famosa pelo seu college de medicina.
Mas independente do tamanho da sua universidade ou do seu  "Major " (pronunciando meijor) ou seja, a sua area de estudos, nos primeiros dois anos da universidade e' obrigatorio o estudo de materias divercas,basicas,como Ingles,matematica,estudos sociais, biologia e saude(algum tipo de esporte e nutricao) -no nivel universitario.Essa e' a grande diferenca entre as universidades americanas e as unversidades do restante do mundo.Na Europa, e no Brasil, por exemplo,voce estuda apenas a area de estudos que voce vai se proficionalizar. Aqui o pensamento e' que,seja o que for a sua especializacao,para se formar numa universidade voce precisa um conhecimento em estudos gerais no nivel superior.Muitas pessoas escolhem fazer esses dois primeiros anos em colleges ou universidades pequenas,ou nao muito conhecidas.Depois podem transferir para uma universidade maior para os dois anos restantes.Assim economisam dinheiro e conseguem um diploma de uma universidade mais prestigiosa.

Quanto custa ?                                                                                          
Depois do teste (se tirar teste) de matricula,voce sera' informado do preco do seu curso. Cada universidade tem um preco diferente,dependendo de muitos fatores.Se tiver dificuldades em pagar,voce pode preencher um formulario onde voce vai ser avaliado para ser o recipiente de ajuda financeira do governo.Dependendo do seu salario voce pode ter  ate100% dos estudos pagos.Tambem existem bolcas de estudo divercas e voce pode preencher formularios para tentar recebe-las. Em ultimo caso tambem existe um plano de emprestimo do governo. Os juros para o emprestimo sao baixissimos, bem mais baixos de qualquer banco ou agencia de emprestimo e voce so' precisa comecar a pagar o emprestimo seis meses depois da formatura,se tiver um emprego depois de se formar.Se nao tiver um emprego em seis meses depois da formatura,pode-se adiar o pagamento.
Que tipo de formacao ? Diploma,AAS, BA,BS,MA,MS,Ph.D..
Voce pode tirar um College diploma(e' chamado diploma mesmo.E' como um certificado) em apenas alguns mese, no maximo dois anos em especialidades em certas profissoes.Proficoes como cabeleireiro,pintor de automovel etc..sao muitas vezes encontrados em Colleges separados de uma universidade.Um College diploma e' o minimo de estudo que possa se tirar depois do nivel de estudo medio.Nao e' bom porque nao acumula credito por nao ter os estudos basicos do nivel universitario.Tambem ha pouca oportunidade de trabalho apenas com um diploma. E' o equivalente de um curso tecnico no Brasil.Nao confunda  College Diploma com um University Diploma.Esse sim e' o equivalente a quatro anos de estudos.

O passo acima do diploma e' o Associates degree(AAS).Numa Universidades voce pode estudar apenas dois anos e tirar um "associates" (AAS)degree,ou seja,apenas o basico ou uma combinacao do basico e uma concentracao,o que e' melhor que um diploma,pois voce pode tranferir os creditos mais tarde para continuar seus estudos e conseguir o bachareu.Voce pode tambem se especialisar em algo no terceiro ano e  assim acumular creditos. Por exemplo,quando frequentei um college estadual, estudei por tres anos e me formei em artes graficas. Os primeiros dois anos estudei materias basicas e no terceiro estudei artes graficas-especificamente.E' dificil encontrar um emprego com apenas dois ou tres anos de estudos porque temos basicamente o estudo fundamental no nivel universitario com um pouco da concentracao(artes graficas,no meu caso). Eu estava competindo com pessoas com BA (bachareu) em artes graficas.Durante todo tempo estudando numa universidade voce adquire "credits". Cada aula geralmente tem tres credits. Um curso de dois anos,para um associates degree,por exemplo tem na base de 64 creditos ou mais.Um  curso de quatro anos(bachareu) tem geralmente o dobro disso.O bachareu consiste de dois anos de estudo basico e dois anos na concentracao desejada. Depois disso, se quizer continuar voce entra no "graduate school". Sao mais dois ou tres anos de estudo para o mestrado(MA ou MS) e  depois mais dois anos(ou mais) para o doutourado(Ph.D).Algumas universidades exigem um Minor(mainor) alem do Major. Ou seja, uma  concentracao numa segunda area de estudos alem do seu Major.No meu caso,quando  me formei em Artes graficas completei 72 creditos nos tres anos de estudo.Agora voltei aos estudos e transferi os creditos para a universidade que frequento.Como quero estudar para ser psicologa- algo completamente diferente da minha formacao de artes graficas, a universidade aceitou 66 dos 72  creditos que tenho. Essa area de estudo (psicologia)exige mais de 120 creditos.Preciso entao completar  mais  de 54 creditos para terminar a faculdade.Quer dizer, todas as aulas de materias gerais e algumas na area de comunicacao foram aceitas. Mas outras aulas que nao se encaixaram em psicologia nao.Essa universidade tambem exige um "minor",e escolhi jornalismo por ja ter tido varias aulas nessa area como parte do curriculo de artes graficas.Entao o meu "major" ficou sendo Psicologia com um "minor" em jornalismo.Terminarei a faculdade com um bachareu em  psicologia o que me da o direito de praticar a profissao.Terei um BA(bachalors in arts),porque quero trabalhar como psicologa. Se quisesse trabalhar com pesquisas de psicologia ou seguir um doutorado em psiquiatria teria que estudar para um "BS"-bachareu em ciencias(bachelors in sciences).






  

Esta sendo muito  diferente e muito bom voltar a estudar.Muita coisa mudou desde que me formei em artes graficas,16 anos atras.O computador e' ferramenta basica,servindo desde a inscricao na universidade,`a  objeto principal na sala de aula. Foram-se os quadros negros e slides.No lugar ficou o power point  e "black board" que e' um site para universidades. Funciona como uma pagina virtual onde se entrega(download) os deveres de casa, ve-se um resumo das  aulas e  verifica-se as notas.Muitos dos livros usados para as aulas podem ser downloaded no i-pad,Nookle ou kindle fire(a mesma coisa diferente apenas no preco e capacidade de memoria).O bom de tudo isso e' que agora,durante os proximos anos estou estudando apenas psicologia e um pouco de jornalismo.Quero seguir o mestrado(o que vai me adicionar a posicao de professora universtaria de psicologia) mas ja vou poder trabalhar como psicologa assim que terminar a universidade.Poderei trabalhar tambem como jornalista.No nivel de bachareu(terceiro e quarto ano) ja inclui um estagio(que muitas vezes leva a um emprego). 
 
Esta sendo gratificante estudar. Muito bom aprender novas coisas e novos ambientes.Mesmo que a maioria dos professores(que sao todos doutores em suas especialidades) sejam da idade do meus filho  mais velho.Facil,nao e'. Pelo contrario.Esta sendo muito dificil, em todos os sentidos. Mas sei que vai valer a pena.E como tudo que vale a pena existem sacrificios,lagrimas,frustracoes e algumas vezes desespero e duvidas. Mas na vida nada e' facil. Principalmente as coisas que contribuem para te fazer uma melhor pessoa.Para contribuir no mundo de uma maneira extraordinaria. De mudar a sua percepcao da vida e da sua parte nela. 









14 comentários:

Paula Whiteman disse...

Adorei..eu queria mesmo entender...assisto aos filmes e não entendia nada o que estava acontecendo...muito interessante o post e o método, acho muito melhor do que aqui no Brasil, vestibular aqui está cada vez mais falho. Muito interessante mesmo.

Marie Jeanne Sermoud disse...

Claudinha, que bacana! Olha, se precisar de ajuda pra entender alguma coisa, conte comigo tá? Beijo grande!

Claudia de Paula disse...

Obrigada,Marie !

Unknown disse...

ótimo texto, bem explicativo. Só queria ainda entender melhor a questão dos intervalos que se dá ao decorrer do dia... Se alguém souber me informar eu agradeço.

Unknown disse...

Ótimo texto, bem explicativo.
Eu só queria entender melhor como se dá os intervalos que ocorrem ao decorrer do dia nas 'faculdades' estadunidenses, de um modo geral. Se alguém puder me ajudar eu agradeço...

Claudia de Paula disse...

Intervalos durante o dia depende muito dos horarios das aulas quevoce escolher. E'como no ensino medio do Brasil(pelo menos era assim no meu tempo).Se voce esta estudando "full time" por semestre,equivale a quatro cursos.Esses cursos podem ser divididos em 3 aulas por semana,cada. Por exemplo:vamos supor que voce tenha aula de matematica segunda,quarta e sexta as 8hrs. Voce tem aula de ciencias nos mesmos dias as 9 hrs, Geografia as 10hrs e Literatura as 11hr. Cada aula e' 45 min.Quando for meio dia, voce termina as aulas.E não precisa ir pra faculdade nem terça nem quinta feira.Mas nem sempre isso e' possivel.Depende muito do horario e do dia que estão oferecendo o curso que voce quer pegar.Varia muito de semestre pra semestre.
Espero ter respondido a sua pergunta.
Bjs !

Renata Moro disse...

Oi Claudia! Amei seu comentário!eu fazia veterinária no Brasil, transferi para biologia aqui e depois acabei transferindo meus créditos para psicologia. O engraçado e que pela maneira que me organizei, me formo em BA em psicologia agosto do próximo ano e até agora fico tentando comparar o ensino daqui com o do Brasil para saber em que nível estou e não consigo!!!!! Hoje mesmo perguntei para minha amiga o que eu seria depois de formada em BA in psicologia, porque o que fiquei sabendo e que não serei psicóloga, não posso atuar, pois não tenho o Master degree. Me falaram que somente com o BA posso ser assistente social ou auxiliar algum psicólogo... Então terei 4 anos de universidade ,meu major e psicologia, me formarei em BA em psicologia e não serei psicóloga??? Serei o que??? Tenho formação e serei o que??? Rasurardes essa e a confusão que eu penso sempre... Poxa, terei que fazer o masters para poder atuar? Sou estudante do Kean university em Union,NJ. Todos que eu pergunto aqui, não sabem me informar pois não conhecem o sistema do Brasil.. Sempre tento comparar.... Se eu tivesse um BA em psicologia no Brasil eu seria psicóloga podendo atuar?? De qualquer maneira,.... O que serei aqui também só com esse diploma?? Agradeço se puder me dar uma ajuda... Aqui sempre foi muito difícil para mim,porque os americanos na escola já entram em grupos, "panelinha " desde que saem do High School. Eu não tenho amigos no college... E difícil entrar no grupo.... Anda mais , vc podendo escolher suas matérias... Um semestre vc estuda com umas pessoas legais, no outro já não os encontram mais... Assim fica difícil manter uma amizade que dure..

Renata Moro disse...

Oi Claudia! Amei seu comentário!eu fazia veterinária no Brasil, transferi para biologia aqui e depois acabei transferindo meus créditos para psicologia. O engraçado e que pela maneira que me organizei, me formo em BA em psicologia agosto do próximo ano e até agora fico tentando comparar o ensino daqui com o do Brasil para saber em que nível estou e não consigo!!!!! Hoje mesmo perguntei para minha amiga o que eu seria depois de formada em BA in psicologia, porque o que fiquei sabendo e que não serei psicóloga, não posso atuar, pois não tenho o Master degree. Me falaram que somente com o BA posso ser assistente social ou auxiliar algum psicólogo... Então terei 4 anos de universidade ,meu major e psicologia, me formarei em BA em psicologia e não serei psicóloga??? Serei o que??? Tenho formação e serei o que??? Rasurardes essa e a confusão que eu penso sempre... Poxa, terei que fazer o masters para poder atuar? Sou estudante do Kean university em Union,NJ. Todos que eu pergunto aqui, não sabem me informar pois não conhecem o sistema do Brasil.. Sempre tento comparar.... Se eu tivesse um BA em psicologia no Brasil eu seria psicóloga podendo atuar?? De qualquer maneira,.... O que serei aqui também só com esse diploma?? Agradeço se puder me dar uma ajuda... Aqui sempre foi muito difícil para mim,porque os americanos na escola já entram em grupos, "panelinha " desde que saem do High School. Eu não tenho amigos no college... E difícil entrar no grupo.... Anda mais , vc podendo escolher suas matérias... Um semestre vc estuda com umas pessoas legais, no outro já não os encontram mais... Assim fica difícil manter uma amizade que dure..

Renata Moro disse...

Oi Claudia! Amei seu comentário!eu fazia veterinária no Brasil, transferi para biologia aqui e depois acabei transferindo meus créditos para psicologia. O engraçado e que pela maneira que me organizei, me formo em BA em psicologia agosto do próximo ano e até agora fico tentando comparar o ensino daqui com o do Brasil para saber em que nível estou e não consigo!!!!! Hoje mesmo perguntei para minha amiga o que eu seria depois de formada em BA in psicologia, porque o que fiquei sabendo e que não serei psicóloga, não posso atuar, pois não tenho o Master degree. Me falaram que somente com o BA posso ser assistente social ou auxiliar algum psicólogo... Então terei 4 anos de universidade ,meu major e psicologia, me formarei em BA em psicologia e não serei psicóloga??? Serei o que??? Tenho formação e serei o que??? Rasurardes essa e a confusão que eu penso sempre... Poxa, terei que fazer o masters para poder atuar? Sou estudante do Kean university em Union,NJ. Todos que eu pergunto aqui, não sabem me informar pois não conhecem o sistema do Brasil.. Sempre tento comparar.... Se eu tivesse um BA em psicologia no Brasil eu seria psicóloga podendo atuar?? De qualquer maneira,.... O que serei aqui também só com esse diploma?? Agradeço se puder me dar uma ajuda... Aqui sempre foi muito difícil para mim,porque os americanos na escola já entram em grupos, "panelinha " desde que saem do High School. Eu não tenho amigos no college... E difícil entrar no grupo.... Anda mais , vc podendo escolher suas matérias... Um semestre vc estuda com umas pessoas legais, no outro já não os encontram mais... Assim fica difícil manter uma amizade que dure..

Renata Moro disse...

Oi Claudia! Amei seu comentário!eu fazia veterinária no Brasil, transferi para biologia aqui e depois acabei transferindo meus créditos para psicologia. O engraçado e que pela maneira que me organizei, me formo em BA em psicologia agosto do próximo ano e até agora fico tentando comparar o ensino daqui com o do Brasil para saber em que nível estou e não consigo!!!!! Hoje mesmo perguntei para minha amiga o que eu seria depois de formada em BA in psicologia, porque o que fiquei sabendo e que não serei psicóloga, não posso atuar, pois não tenho o Master degree. Me falaram que somente com o BA posso ser assistente social ou auxiliar algum psicólogo... Então terei 4 anos de universidade ,meu major e psicologia, me formarei em BA em psicologia e não serei psicóloga??? Serei o que??? Tenho formação e serei o que??? Rasurardes essa e a confusão que eu penso sempre... Poxa, terei que fazer o masters para poder atuar? Sou estudante do Kean university em Union,NJ. Todos que eu pergunto aqui, não sabem me informar pois não conhecem o sistema do Brasil.. Sempre tento comparar.... Se eu tivesse um BA em psicologia no Brasil eu seria psicóloga podendo atuar?? De qualquer maneira,.... O que serei aqui também só com esse diploma?? Agradeço se puder me dar uma ajuda... Aqui sempre foi muito difícil para mim,porque os americanos na escola já entram em grupos, "panelinha " desde que saem do High School. Eu não tenho amigos no college... E difícil entrar no grupo.... Anda mais , vc podendo escolher suas matérias... Um semestre vc estuda com umas pessoas legais, no outro já não os encontram mais... Assim fica difícil manter uma amizade que dure..

Renata Moro disse...

Oi Claudia! Amei seu comentário!eu fazia veterinária no Brasil, transferi para biologia aqui e depois acabei transferindo meus créditos para psicologia. O engraçado e que pela maneira que me organizei, me formo em BA em psicologia agosto do próximo ano e até agora fico tentando comparar o ensino daqui com o do Brasil para saber em que nível estou e não consigo!!!!! Hoje mesmo perguntei para minha amiga o que eu seria depois de formada em BA in psicologia, porque o que fiquei sabendo e que não serei psicóloga, não posso atuar, pois não tenho o Master degree. Me falaram que somente com o BA posso ser assistente social ou auxiliar algum psicólogo... Então terei 4 anos de universidade ,meu major e psicologia, me formarei em BA em psicologia e não serei psicóloga??? Serei o que??? Tenho formação e serei o que??? Rasurardes essa e a confusão que eu penso sempre... Poxa, terei que fazer o masters para poder atuar? Sou estudante do Kean university em Union,NJ. Todos que eu pergunto aqui, não sabem me informar pois não conhecem o sistema do Brasil.. Sempre tento comparar.... Se eu tivesse um BA em psicologia no Brasil eu seria psicóloga podendo atuar?? De qualquer maneira,.... O que serei aqui também só com esse diploma?? Agradeço se puder me dar uma ajuda... Aqui sempre foi muito difícil para mim,porque os americanos na escola já entram em grupos, "panelinha " desde que saem do High School. Eu não tenho amigos no college... E difícil entrar no grupo.... Anda mais , vc podendo escolher suas matérias... Um semestre vc estuda com umas pessoas legais, no outro já não os encontram mais... Assim fica difícil manter uma amizade que dure..

Claudia de Paula disse...

Oi Renata !

Como estou cursando o mesmo que voce posso te responder.Com somente o BA em Psicologia aqui voce não pode atuar como psicologa. O BA em psicologia apenar pode ser considerado quase que como um curso de Liberal artes,ou seja,voce pode conseguir varios tipos de empregos como serviço social,assistente em ramos de saude ou ate mesmo algum emprego em escritorio. Para ser uma psicologa voce precisa ter o Masters mesmo. E depois do masters precisara passar num teste estadual para conseguir a licença de psicologa(valida apenas para o estado em que voce fizer o teste). Para fazer o Masters em psicologia voce não precisa ter um BA psicologia.Seu BA pode ser de qualquer concentração, apesar que o de psicologia te ajuda muito,como um preparatorio. Para nos que o fizemos,o Masters ja sera mais facil.A grande diferença da faculdade aqui com a do Brasil e' que os primeiros 4 anos são estudos gerais.O basico para qualquer formação universitaria aqui.Fazendo o Masters sim,voce estuda apenas a sua profissão.Mas não fique triste.Com um Masters aqui o seu campo de emprego sera bem maior,tanto aqui como no Brasil.Com o MS (Masters in Sciences) voce podera ate ser professora em universidades-aqui e no Brasil e tambem o seu nivel de educação sera bem superior a maioria das pessoas.Quanto aos grupinhos...não acho que os amigos sejam ja antigos de high school,porque aqui geralmente os jovens procuram universidades longe da sua cidade natal justamente para conhecer pessoas diferentes das da sua infancia. A melhor maneira de se enturmar e' fazendo parte de um dos muitos grupos na faculdade.Escolha um que voce gosta (teatro, literatura, musica, politica etc..)neles voce encontrara pessoas com os mesmos intereses que voce e fara amizades para a vida toda.Fraternities,tambem são otimas para encontrar uma irmã pra vida.Tente e vera. Se tiver mais perguntas escreva pro meu e-mail. Podemos trocar e mails e chat ou converçar ao telefone. Como estudamos o mesmo curso e vamos nos formar no mesmo ano,posso te dar mais dicas.Entre em contato comigo.
Abraços !

Renata Moro disse...

Claudia! Vc Caiu do céu para mim! Rsrsrs fui no Google com minhas duvidas e descobri você ! Obrigada!! Bom vamos lá... Entao teremos o diploma de bacharel em artes liberais... Vc sabe o que isso e no Brasil ? Artes liberais?? A minha duvida foi sempre em saber exatamente o q eu estava fazendo... Achava q era algo mais que somente artes liberais, pois a gente estuda tantas matérias focadas so na psicologia! Tenho uma amiga psicóloga em Curitiba e ela viu todas as matérias q estou fazendo. Ela disse que faltam tão poucas para fazer todas as que ela fez na faculdade, que se eu voltasse ao Brasil so com as matérias do BA aqui eu faria no máximo mais um ano de classes la para me formar em psicologia como ela... Temos aqui quase todas as classes do Brasil! Entao aqui com o masters teremos mais do que as do Brasil! Você sabe me dizer quantos anos a mais ou quantos créditos são o master?? Você estuda onde, em que estado? Esta aqui nos usa a quanto tempo?? Eu estou há 15 anos, mas como cheguei aqui com 21 anos com metade de faculdade no Brasil , nunca entendi direito o sistema americano... Moro em Linden, Nj.. Quando precisar de alguma coisa avisa tambem!! Obrigada!! ( não achei seu email)

Claudia de Paula disse...

Renata,meu e-mail e' claudiadepaula93@gmail.com.
Não vou publicar o seu comentario porque tem informações pessoais.Escreva pro meu e mail e conversaremos.

Bjs !