quarta-feira, julho 03, 2013

Bolo bandeira americana -por dentro

Todo ano eu faço um bolo da bandeira americana, formando  a bandeira por fora, com creme Chantilly, morangos e blueberries para comemorar o dia 4 de Julho,o dia da Independencia dos EUA.


Mas ano passado,uma amiga me mostrou a foto de um bolo americano onde a bandeira se formava por dentro,com as camadas do bolo nas cores vermelho branco e azul. Fiquei louca pelo bolo e tive que tentar faze-lo para o dia 4 de julho.
Essa foto não e' do eu bolo do ano passado ! A foto do meu "bolo monstro" esta abaixo.


http://www.consumedcooking.com/2011_07_01_archive.html







Foi a primeira vez que fiz  esse bolo e foi quase um desastre total(foi apenas um desastre parcial,desde que o sabor do bolo ficou muito bom).O bolo ficou fofo demais porque coloquei muita anelina(as camadas vermelhas ficaram cor de rosa e tive que ir adicionando anilina).Algumas camadas desmoronaram,mas eu "colei" com o glacê. E' claro,ficou horrivel - as camadas não muito distinguidas umas das outras e tudo torto.Pra piorar estava um dia quente demais e o chantilly ficou derretendo... mas foi um bom aprendisado.Isso que tento fazer com os meus desastres sejam eles culinarios ou não: aprendo com os meus erros. E bola pra frente.



Isso me fez lembrar o lema americano: "Americanos não desistem nunca ! "("Americans don't give up").Lema esse começado na decada de 40 durante a II guerra mundial e lema brasileiro tambem ("sou Brasileiro e não desisto nunca"). Sou duplamente teimosa e persistente.....
Então, voltando ao bolo, comecei a pesquisar o tal bolo da bandeira novamente. Descobri que tem varias maneiras de faze-lo.A grande maioria das receitas usa bolo de caixa, e se quizer,voce pode.Mas por causa de alergias e tambem por cisma minha(não uso nada artificial),resolvi fazer esse bolo com uma nova receita  basica que encontrei.Para o bolo branco vou fazer bolo de baunilha.Para o vermelho morangos e anilina vermelha e o azul sera feito com blueberries e anilina azul.Acho que usando as frutas não vou precisar de tanta anilina.Vou testar a minha hipotese daqui a pouquinho....

Pode-se fazer esse bolo bandeira quadrado ou redondo.O quadrado se monta assim (foto pequena):

the Hidden American Flag Cake
http://www.duncanhines.com/recipes/cakes/gunawanfamily/the-hidden-american-flag-cake
No caso,ao cortar,se corta no meio e voce tem duas bandeiras.

E o redondo se monta assim como mostra essas fotos maravilhosas do site:
http://totallyloveit.com/american-flag-cake-tutorial/



collage-how-to-cake
http://totallyloveit.com/american-flag-cake-tutorial/

O bolo acima usa apenas tres camadas vermelhas e duas brancas .Os dois  bolos são cortados em tres camadas,mas usa-se apenas duas camadas do bolo branco e  tres camadas do vermelho.Pode fazer mais camadas( o que vou fazer porque acho que fica mais bonito),mas sempre tem que haver menos camadas brancas que vermelhas, começando e terminando com a camada vermelha. Lembre-se tambem que a camada azul tem que ter o dobro de espessura das outras camadas.
E' feito um furo no bolo azul( guarde o circulo para usar pra outra coisa.) e corta-se  dois circulos com duas camadas de bolo-uma branca e outra vermelha,recheie e coloque dentro do "buraco" do bolo azul.Use uma tampa de plastico ou de metal para o circulo-precisam ser do mesmo tamanho.

Acho que vou fazer o bolo redondo,como fiz ano passado.Difere no acima em que vou usar morangos de verdade colhidos por mim(veja esse post- Colhendo morangos) usando uma receita do bolo comum. Voce pode usar a sua receita favorita ou a receira que ja publiquei aqui: Receita basica de bolos de festa. Entre as camadas vou usar o glacê de cream cheese(mesmo link do bolo) e vou usar o mesmo glaçê do recheio por fora com  morangos e blueberries frescos  e com chantilly. Espero que dê certo.Torçam por mim !

**Update: Fiz o bolo e não deu certo.Aconteceu o mesmo que o do ano passado,então quando vi que o bolo para a segunda camada estava fofo demais,nem tentei.Parei por ali mesmo e confentei como sempre.Depois de pesquisar mais no motivo do meu erro,descobri num site de profissionais de confeitaria que bolo de caixa tem uma formula especial com emusificaltes que mantem o bolo firme,mas macio e invulneralvel a qualquer adição,seja ela liquida como anilina e pure de frutas ou solida,como frutas picadas.Esta ai o segredo.Esse bolo so pode ser feito com bolo de caixa.

Um comentário:

Unknown disse...

Claudinhaaa tava louco atras de como fazer esse bolo , gostei muito , amo demais os Estados Unidos , Obrigado...bjs