terça-feira, abril 14, 2009

Como um velho par de sapatos


Sabe, quando voce conhece alguem ha tanto tempo, que nao so falam juntos ao mesmo tempo, mas terminam as frazes um do outro ? E' isso que a fraze "como um velho par de sapatos..." significa.
Comigo e meu esposo chegou ao ponto absurdo de saber o que o outro esta pensando antes dele(a) abrir a boca. Tipo : as vezes nao comento um certo assunto porque ja sei qual sera a sua opiniao e.... ate mesmo as palavras que vai usar para expressa-la.

Sempre admirei velhinhos, hum, desculpe, idosos. Sao uma graca. Ficam sempre quietinhos (ta, nem todos, mas a maioria deles), sentadinhos no seu canto. Um certo ar de sabedoria e ate mesmo superioridade.... Agora sei o porque do silencio: Eles ja sabem de tudo ! Ja sabem das noticias (nada e' novo pra eles), ja sabem a maneira que as pessoas irao reagir as novidades (que pra eles nao sao novidades) e provavelmente ja sabem as palavras que usaremos. Diante disto, pra que falar ?



Uma vez conheci um casal que tinha 65 anos de casamento. Pode uma coisa dessas ? Comunicavam-se praticamente em gestos : uma balancadinha da cabeca dele e ela corria a pegar seu casaco. Um suspiro dela, e vai ele buscar a agua, ou o remedio ou os dois. As vezes nem precisava tanto . Ja previam seus desejos antes de qualquer som ou gesto fosse feito.Telepatia mesmo. Muito legal. Mas sei que isso nao acontece derepente. Leva tempo.



Quando agente e' recem-casado, e' como que colocar um novo par de sapatos. Voce esta alegre com a compra, mas leva um tempinho pra acostumar. Sapato novo as vezes ate machuca, mas depois conforma ao seus pes e voce ate esquece que esta calcado. E ai, quanto mais velho, melhor. Com o tempo, fica tao confortavel, que voce nao quer mais tira-los dos pes...




E' claro, tem os sapatos que vem com defeito de fabrica e pior, nao da pra devolve-los. O jeito e' joga-los fora... neste caso o negocio e' esquecer a perda e os danos (porque sao caros) e partir a procura de um outro par. Ou... aprender a viver sem sapatos.




As vezes ate quando parece que os sapatos nao combinam, nos surpreendemos com o achado que sim, combinamos. Podemos nao ser exatamente iguais, mas um complementa o outro. E isso e' muito importante. O par de sapatos tem que te fazer sentir bem. Feliz, confortavel.




E' claro que na vida tem muitas pocas de lama, buracos e ate coco de cachorro. Tudo isso pode ser superado. Nada disso provoca um estrago permanente.







Pra quelas pessoas que ainda nao acharam seu outro pe de sapato, nao desista. Tem muito sapato neste mundo. E e' tao divertido ir ao shoping...






Ahhh.... mas felizes mesmo sao esses casais que podem ser chamados de um velho par de sapatos. Desejo isto a todos.











2 comentários:

AmandaGonçalves disse...

Claudinha, que texto lindo.
=)
Me fez pensar muito em casamento, amor, essas coisas...

beijocas

Lenita disse...

Lindo texto, bela reflexão.
Aqui no Brasil os antigos falavam:
Tem sempre um chinelo velho para abrigar um pé cansado.
No mesmo sentido que você usou no seu post.
Bjs