sábado, novembro 24, 2012

Natal , peru e carne seca com abobora


Sinceramente acho que estamos indo longe demais com essas festas de natal. Acho que o Natal esta se tornando cada vez mais  não so' comercializado mas como tambem elaborado. O motivo da comercialização e de todo esse padrão altissimo que temos que seguir durante o natal, no meu ver, e' devido o idealizar do natal. Existe uma expectativa falsa de como o natal deve ser. No natal tem que dar o video game novo.O telefone novo.O computador mais avançado. Tem que comprar roupa nova. Servir peru na ceia. Enfeitar um pinheiro gigante....
Depois do natal tantas pessoas dizem que o Natal foi uma decepção.Acho que deve ser uma decepção sim,pra quem espera demais do Natal.As pessoas fantasiam tanto  com aquilo que a sociedade acha ser o perfeito natal, que quando a realidade mostra não ser assim,as pessoas se decepcionam.Ficam tristes,algumas ate depressivas...


Acho que precisamos fazer o natal do nosso jeito,não do jeito idelializado pelos filmes e novelas.Pra isso tem que se levar em conta o lugar que estamos. Digo lugar fisico sim,mas tambem intelectual.Nosso lugar no mapa e na cabeça.Temos que pensar bem antes de seguir algo cegamente com expectativas muitas vezes impossiveis ao nosso alcance.
Algumas das tradições  de natal nos EUA começaram assim:Ha muitos anos atras nos EUA,  meias eram penduradas na lareira para secar. O natal aqui e' durante o inverno e esse era o tempo antes de secadoras. Na noite de natal o papai noel (que usa aquela roupa quente por causa do frio la fora) colocava uma laranja dentro da meia pendurada como presente. Laranjas durante o inverno eram de fato presentes preciosos.Tinham significancia pois eram importadas.
 Presentes eram so um para cada pessoa, e não caros.Geralmente era algo feito a mão,com muito carinho.Ninguem esperava nenhum presente do papai noel a não ser,talvez a preciosa laranja. A ceia de natal continha um peru porque aqui se caça peru. Peru e' uma ave comum aqui, encontrada em qualquer mata.Peru era gratis ou bem baratinho pra quem não podia caçar. Quantas vezes ja vi grupos dessas aves atravessarem a rua na frente do meu carro ? Esse e' o unico motivo que se serve peru na ceia de natal aqui. Não e' um simbolo de estatus. E' costume mesmo.Quanto 'a arvore,iam na floresta e cortavam um pinheirinho(arvore bem comum aqui).Enfeitavam o pinheirinho com guirlandas feitas de pipoca e laços feitos de sobra de qualquer tecido ou feito de crochet.Pronto !

Uma vez, quando eu era criança e inda morava no Brasil, vi uma entrevista com a atriz Sonia Braga. Era perto do natal e o reporter a perguntou o que iria preparar pra ceia de natal. Ela respondeu : "carne seca com abobora". O reporter,surpreso perguntou o por que. Ele como todos nos assistindo a entrevista imaginamos que a mesa de natal de uma atriz seria no minimo cinematografica com peru e iguarias maravilhosas, coisas imaginaveis para nos pobres mortais. Sonia Braga respondeu algo assim : "Peru e' muito quente pro nosso clima,ainda mais no verão.Carne seca combina mais com o Brasil".Gente fiquei abobalhada ! E naquele dia,mesmo criança, os meus olhos se abriram pra essa verdade.Pensei muito naquilo e não desejei mais o tal peru.Não que teriamos na nossa ceia,por sermos bem pobres,mas não desejei mais.
O motivo que se vê meias penduradas na lareira, pinheiros enfeitados,peru na ceia e' porque são tradições americanas (europeias tambem,na maioria das vezes) demonstradas nos filmes que são feitos aqui.Nada a ver com o Brasil. E foi isso que entendi naquele dia.
Muitos anos depois,ja aqui nos EUA,viviamos o costume americano e brasileiro de fazer peru pro natal. Mas com o tempo, fomos modificando esse costume porque,sinceramente, depois do dia de ação de graças, a gente não aguenta mais comer peru. Comemos peru por muitos dias, devido as sobras então agora fazemos algo diferente pra ceia de natal. Pode ser uma lasanha,carne assada, pernil,presunto....sei la,o que der na telha.Qualquer dia desses faço uma carne seca com abobora.



Continuamos a tradição  americana de cortar um pinheirinho e enfeita-lo. Temos meias que penduramos e o papai noel coloca doces dentro delas porque laranja hoje em dia, e' facil de se encontrar. Mas isso e' a realidade daqui. Se os meus natais fossem comemorados no Brasil seriam bem diferentes. Acho que enfeitaria uma planta num jarro,uma palmeira, talvez ao invez do pinheirinho. Não teria meias pra encher de presentes,muito menos lareira. 






Passaria o dia na praia e a mesa da ceia seria colocada no quintal. Teria muita agua de coco e limonada pra acompanhar o churrasco. E o meu papai noel, brasileirissimo, andaria de shorts e blusa florida.





Nenhum comentário: