quinta-feira, janeiro 29, 2009

Neve

Ontem tivemos uma tempestade de neve. Foi terrivel para dirigir. Quando cai muita neve em tao pouco tempo, simplesmente nao da tempo das ruas serem limpas. A mistura da grande quantidade de neve com o sal jogado para derrete-la, faz com que as ruas parecam cobertas de manteiga, de tao escorregadio. Mas como eu nao sou do tipo de me concentrar nas coisas ruins da vida (alguns me chamam de otimista), ver a neve caindo ainda me fascina. As criancas encantadas, correm a pular e brincar na neve. A Andrea(como muita gente, seja crianca ou adulto) bota a lingua pra fora para sentir o gosto da neve.




Ate o nosso cachorro, o Ace, adora rolar na neve....



Mas com tanta neve, fiquei pensando na aparencia de cada floquinho, e resolvi fazer uma pesquisa. Aqui esta o que encontrei:

Floco de neve e um termo usado para cristais formados de gelo e congelados em grupos. Cada floco de neve e formado por varios cristais. A temperatura para formacao de um floco de neve tem que ser exata. Nem mais nem menos frio que necessario. Cada floco de neve e diferente e original. E como uma impressao digital: nao existe um exatamente igual ao outro.
Aqui esta uma tabela de cada tipo de cristal catalogado antes de se fomar em um floco de neve.


Cientistas usam cameras especiais junto com um microscopio, para tirar fotos de cada floco de neve. Apesar de inumeras tentativas, cientistas nao conseguiram reproduzir em labotarorio um floco de neve. Mesmo a neve artificial (usada em filmes), apesar de formadas de moleculas de agua, como o floco de neve, nao tem estrutura suficiente para formar flocos de neve. Abaixo veja a maquina de fazer neve e a neve artificial vista por meio de um microscopio.







Agora admirem esta criacao maravilhosa feita pelo nosso Deus :





Acho que um floco de neve e mais uma prova da existencia de Deus. Alias, mais do que uma prova. E uma demonstracao da sua sabedoria e comtrole total sobre o univerco.


Me faz sentir pequenininha....


Estas e muitas outras fotos, assim como dados cientificos podem ser encontrados no site: http://www.snowcrystals.com/ ( o site e em ingles).

Mais fotos da tempestade de neve de ontem estao sendo apresentadas no slide acima, assim como mais fotos de flocos de neve. Aperte o botao para ver a proxima foto ou a foto anterior.

Um comentário:

Le disse...

Claudinha, você, como sempre, nos ensinando coisas que já existem, mas nem sequer nos damos conta. Ficou muito bom este post. Bjs